As instituições financeiras deverão prestar atendimento prio...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa A
Vamos explorar o tema desta questão que envolve o atendimento prioritário em instituições financeiras. Este é um aspecto importante no atendimento ao cliente, garantindo que grupos específicos da população que necessitam de atenção diferenciada recebam tratamento adequado. Para resolver questões como esta, é necessário entender quais grupos têm direito a esse atendimento prioritário de acordo com a legislação vigente.
Análise da alternativa correta:
Alternativa A: "Lactantes, pessoas idosas com 60 anos ou mais e pessoas acompanhadas por crianças de colo." Esta alternativa está correta pois está de acordo com a lei que determina atendimento prioritário para esses grupos. Segundo a legislação, além de idosos e lactantes, também se incluem gestantes e pessoas com crianças de colo.
Justificativa das alternativas incorretas:
Alternativa B: "Pessoas idosas com 60 anos ou mais, gestantes e pessoas responsáveis por portadores de necessidades especiais." Embora inclua idosos e gestantes, não menciona lactantes ou pessoas com crianças de colo, o que a torna incompleta.
Alternativa C: "Pessoas acompanhadas por crianças, gestantes e pessoas idosas com 65 anos ou mais." Esta alternativa define pessoas idosas como aquelas a partir de 65 anos, mas a legislação considera idosos a partir dos 60 anos. Além disso, não menciona lactantes.
Alternativa D: "Lactantes, pessoas responsáveis por portadores de necessidades especiais e pessoas idosas com 65 anos ou mais." Aqui, novamente, a questão da idade está incorreta e não são contempladas as pessoas acompanhadas por crianças de colo.
Alternativa E: "Portadores de necessidades especiais, pessoas acompanhadas de gestantes e lactantes." Apesar de mencionar lactantes, não inclui idosos ou pessoas com crianças de colo corretamente.
Para resolver questões como essa, é essencial lembrar que o atendimento prioritário é garantido por lei para determinados grupos vulneráveis, e a forma como esses grupos são definidos pode ser um ponto chave na resolução de questões de concursos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
lactantes, pessoas idosas com 60 anos ou mais e pessoas acompanhadas por crianças de colo.
Resposta: LETRA D
Art. 1º, Lei nº 10.048/2000. As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.
Art. 2º. Parágrafo único. É assegurada, em todas as instituições financeiras, a prioridade de atendimento às pessoas mencionadas no art. 1o.
Gente, memorizei esse artigo do atendimento prioritário assim: "GILPO com DEFICIÊNCIA".
Gestantes
Idosos (60 ou mais)
Lactantes
Pessoa com criança de colo
Obesos
Pessoa com DEFICIÊNCIA
Aí no caso dos assentos nos transportes coletivos: "GILP com Deficiência", sem o "O", pq exclui Obeso.
Lei 10048/00:
Art. 1º. As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.
Art. 2º. Parágrafo único. É assegurada, em todas as instituições financeiras, a prioridade de atendimento às pessoas mencionadas no art. 1º.
Art. 1o As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência)
Letra A, mas esqueceram de mencionar o Obeso e a Gestante, conforme a lei 10048/2000.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo