O Código de Ética Profissional do Assistente Social apresen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448878 Serviço Social
O Código de Ética Profissional do Assistente Social apresenta direitos, deveres e vedações, em seu dispositivo. Em relação às Entidades da Categoria e demais Organizações da Sociedade Civil, tal documento dispõe que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E

A questão aborda a relação entre o Código de Ética do Assistente Social e as entidades da categoria, destacando os direitos e deveres do profissional. O Código de Ética é um documento fundamental que norteia a prática profissional dos assistentes sociais, garantindo a ética e a responsabilidade social no exercício da profissão.

No Brasil, o Código de Ética Profissional do Assistente Social é regido pela Resolução CFESS nº 273/1993. Ele define não apenas as responsabilidades, mas também os direitos dos assistentes sociais, assegurando que suas atividades sejam desenvolvidas em consonância com os princípios éticos e as normas vigentes.

Justificativa da Alternativa Correta (E):

A alternativa E está correta ao afirmar que é direito do Assistente Social apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania. Este direito está embasado na promoção dos direitos humanos e na contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, valores primordiais do Serviço Social.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: A alternativa menciona a vedação ao uso de recursos institucionais para fins partidários, eleitorais e clientelistas. Embora essa vedação exista, ela não está relacionada especificamente com o tema das entidades da categoria e organizações da sociedade civil, tornando-a inadequada no contexto da questão.

B: A alternativa fala sobre o direito de contribuir para a alteração das forças institucionais. Apesar de estar dentro dos direitos do assistente social, o seu foco não é diretamente sobre a relação com movimentos sociais ou entidades específicas, como a questão exige.

C: Esta alternativa menciona o dever de integrar comissões interdisciplinares de ética, o que não se alinha diretamente ao tema central da pergunta sobre entidades e organizações da sociedade civil.

D: Embora incentivar o respeito à diversidade e combater preconceitos seja um dever do assistente social, esta alternativa não se conecta diretamente ao contexto das entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil, como pedido na questão.

Ao analisar a questão, uma estratégia importante é identificar o foco do enunciado, que neste caso é a relação com entidades e organizações da sociedade civil. Isso ajuda a eliminar alternativas que desviam desse tema. Sempre verifique se a alternativa escolhida responde diretamente ao que foi solicitado pelo enunciado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não entendi o gabarito da questão, ao que pude perceber existem duas alternativas corretas, letra A e E.

A) Art. 9º É vedado ao/à assistente social:

a- emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizações ou empresas para simulação do exercício efetivo do Serviço Social;

b- usar ou permitir o tráfico de influência para obtenção de emprego, desrespeitando concurso ou processos seletivos; c- utilizar recursos institucionais (pessoal e/ou financeiro) para fins partidários, eleitorais e clientelistas.  

c) Das Relações com as Instituições Empregadoras e outras

B) Art. 8º São deveres do/a assistente social:

c- contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária;

C) Art. 7º Constituem direitos do/a assistente social:

d- integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais.

D) Código de Ética Princípios Fundamentais

VI. Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças; 

b) Das Relações com Entidades da Categoria e demais organizações da Sociedade Civil

E) Art.12 Constituem direitos do/a assistente social:

b- apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania. 

(RESOLUÇÃO CFESS 273/1993)

A resposta é letra E

Algumas outras alternativas não estão completamente erradas, mas a questão pede "em relação às Entidades da Categoria"

Capitulo IV

Art.12 Constituem direitos do/a assistente social:

b- apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.

Achei essa pergunta capiciosa, porque movimentos sociais não são entidades da categoria, porém a banca colocou como casca de banana, porque em seguida colocou entidade civil.

A letra A não está certa porque?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo