O modelo da oferta e da demanda agregada permite analisar as...
No curto prazo, como a curva de Phillips é negativamente inclinada, as flutuações da demanda agregada não alteram o nível de produção e a taxa de desemprego da economia.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - errado
O tema central da questão envolve o entendimento das flutuações econômicas de curto prazo através do modelo de oferta e demanda agregada e a interpretação da Curva de Phillips. Essa curva é fundamental na análise das relações entre inflação e desemprego, especialmente em contextos de políticas fiscais e monetárias.
Para resolver essa questão, é necessário compreender que, no curto prazo, a Curva de Phillips representa uma relação inversa entre a inflação e o desemprego. Isso significa que um aumento na demanda agregada pode diminuir o desemprego ao custo de aumentar a inflação, e vice-versa.
A questão afirma que "as flutuações da demanda agregada não alteram o nível de produção e a taxa de desemprego da economia". Esta afirmação está errada porque, de acordo com a Curva de Phillips de curto prazo, flutuações na demanda agregada impactam diretamente essas variáveis. Um aumento na demanda agregada tende a elevar o nível de produção e reduzir a taxa de desemprego.
Justificativa para a Alternativa Correta:
- Curva de Phillips de Curto Prazo: Mostra a relação inversa entre inflação e desemprego. Um aumento na demanda agregada pode levar a um menor desemprego, mas a custos de maiores taxas de inflação.
- Impacto das Políticas Econômicas: Políticas fiscais e monetárias que alteram a demanda agregada terão efeitos no curto prazo sobre a produção e o desemprego, contrariando a afirmação dada.
Essa questão é uma boa oportunidade para lembrar que no curto prazo, as economias podem não operar em seu nível de pleno emprego devido às variações na demanda agregada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A curva de Philips representa relação de trade-off entre inflação e desemprego, que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo. Segundo essa teoria, uma menor taxa de desemprego leva a aumento da inflação, e maior taxa de desemprego a menor inflação.
Erro 1: A curva de Philips não é negativamente inclinada necessariamente.
Erro 2: As flutuações da demanda agregada alteram o nível de produção e a taxa de desemprego da economia.
No curto prazo o desemprego e a produção variam, o que se demonstra pela curva de philips, negativamente inclinada.
No longo prazo essa curva se torna vertical, ou seja, não há "troca" entre inflação e desemprego (trade-off).
LEMBRAR: os pressupostos keynesianos da curva de philips são sempre de CURTO PRAZO. Keynes não se preocupava com o longo prazo, pois nele "estaremos todos mortos".
GABARITO: errado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo