Existem diversas figuras de linguagem. Estão subdivididas e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1169177 Português
Existem diversas figuras de linguagem. Estão subdivididas em: figuras de palavra, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de som. Entre as figuras de pensamento estão:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: O comando "Entre as figuras de pensamento estão:" é o critério decisivo: a alternativa correta deve reunir apenas figuras de pensamento. Pela classificação tradicional indicada na base, antítese, hipérbole, prosopopeia e apóstrofe pertencem a essa classe, o que confirma D e exclui as demais por mistura com figuras de palavra, de construção ou de som.

Tema central: figuras de pensamento
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque não é formada apenas por figuras de pensamento. Catacrese é figura de palavra e silepse é figura de construção. Embora hipérbole e apóstrofe sejam figuras de pensamento, isso não basta: a alternativa precisava ser integralmente compatível com a classe pedida.
B
Errada
Está errada por misturar classes diferentes. Catacrese é figura de palavra e silepse é figura de construção. Hipérbole e prosopopeia são figuras de pensamento, mas a presença de elementos de outras classes elimina a alternativa.
C
Errada
Está errada porque inclui sinédoque, que é figura de palavra, e onomatopeia, que é figura de som. Antítese e apóstrofe são figuras de pensamento, mas o comando exige exclusividade: todos os itens da alternativa devem pertencer à classe solicitada.
D
Certa
A alternativa D é a correta porque seus quatro elementos pertencem integralmente à classe pedida no comando. A questão não cobra definição nem exemplo de uso, mas pertencimento classificatório. Nessa classificação tradicional, antítese, hipérbole, prosopopeia e apóstrofe são figuras de pensamento, sem inclusão de figura de palavra, de construção ou de som.
E
Errada
Está errada por incompatibilidade total com o comando. Onomatopeia é figura de som; catacrese e sinédoque são figuras de palavra; silepse é figura de construção. A alternativa não apresenta o conjunto pedido de figuras de pensamento.
Pegadinha da questão
A banca misturou, na mesma alternativa, figuras de classes diferentes para induzir o candidato a marcar opções que contêm algumas figuras de pensamento. O erro está em ignorar que o comando exige uma alternativa composta somente por figuras de pensamento, o que também explora confusões frequentes com catacrese, sinédoque, silepse e onomatopeia.
Dica para questões semelhantes
  • Leia o comando como critério de pertencimento classificatório: aqui, a alternativa precisa conter apenas figuras de pensamento.
  • Elimine a opção inteira se aparecer um único elemento de outra classe; não basta haver duas ou três figuras corretas na mesma alternativa.
  • Separe mentalmente as classes mais cobradas: catacrese e sinédoque são figuras de palavra; silepse é figura de construção; onomatopeia é figura de som.
  • Quando a questão trouxer listas, confira item por item antes de marcar a alternativa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D

✓ As figuras de pensamento são recursos estilísticos que tornam a expressão mais incisiva, provocando forte impressão. Aqui, exploram-se mais as ideias do que as palavras em si ou a disposição delas na frase.

➥ Antítese é o contraste entre duas palavras (antônimas), expressões ou pensamentos, provocando uma relação de oposição, exemplo: Metade de mim te adora, a outra metade te odeia.

➥ Hipérbole é a ideia que denota exagero, exemplo: Se eu não passar na prova, vou dar um tiro na cabeça.

➥ Prosopopeia ou personificação é a atribuição de características humanas a seres não humanos, exemplo: A Amazônia chora devido ao desmatamento.

➥ Apóstrofe é a figura de pensamento que consiste em interromper a narração para dirigir a palavra a pessoas ausentes ou ao leitor. Sintaticamente, a apóstrofe exerce a função de vocativo dentro de uma sentença, exemplo: Senhor, esses ovos estão num preço sensacional.

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Alguém teria algum mnemónico para gravar essas figuras?

Separando Construção, pensamento, palavras...

Isaías 41:10

Alguém teria algum mnemónico para gravar essas figuras?

Separando Construção, pensamento, palavras...

Isaías 41:10

Gabarito: D

É como já vi um colega comentar aqui em outra questão de português, que: "As diferenças são sutis, e só com a pratica, para podermos acertar"!

Para a prova, o importante não é gravar o nome das figuras da linguagem e, sim, ter em mente aquelas que vcs realmente sabem. Fazendo a questão por eliminação: sei que "onomatopeia" é a reprodução de determinados sons: "tic tac" , "plin plin", "ping pong"...portanto, é uma figura de som. Por aí, já eliminei as alternativas C e E.

Figuras de palavras são aquelas associadas ao significado das palavras. Ex: catacrese - troca de uma palavra por outra por semelhança de significado. Ex: pé da cadeira (damos este nome pela semelhança dos pés dos seres humanos e que é usado como sustentação de toda a cadeira). Já eliminei as letras A, B e E. Só restou a letra D, gabarito da questão.

Infelizmente, nós aprendemos as figuras de linguagem em sentido amplo, mas não aprendemos a dividí-los. No caso desta questão, sei que onomatopeia é uma figura de som (reprodução de sons) e catacrese é uma figura de palavra (palavra usada para representar semelhança com uma outra palavra, atribuindo-lhe um significado). Como falei no início, tendo em mente aqueles que vcs realmente sabem (sem decorar, procurando focar nos exemplos), o aluno acertará a questão na prova.

"DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo