Em uma situação de emergência, qual é a forma correta de ac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3366507 Segurança Pública
Em uma situação de emergência, qual é a forma correta de acionar a Polícia Civil?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda como acionar corretamente a Polícia Civil em situações de emergência, assunto fundamental para quem atua em ambientes coletivos, como cozinhas institucionais, onde pode haver situações que exijam intervenção policial.

Conceitos Essenciais: No Brasil, a Polícia Civil é responsável pela investigação de crimes e registro de boletins de ocorrência (BO), mas não faz o policiamento ostensivo. Em emergências, o 190 aciona a Polícia Militar, que responde imediatamente a ocorrências em andamento. Para acionar efetivamente a Polícia Civil — principalmente para registrar um fato ou crime já ocorrido — é preciso se dirigir a uma delegacia.

Justificativa da alternativa correta (E): Ir pessoalmente a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência é o procedimento oficial e seguro previsto em normas estaduais e nacionais, como destaca o Manual da Polícia Civil e as Perguntas Frequentes em sites oficiais. Ao comparecer à delegacia, o cidadão garante o registro formal e detalhado do fato, possibilitando que a Polícia Civil inicie a investigação. Exemplo prático: Se ocorreu um furto ou situação que exija apuração, comparecer à delegacia é o canal correto.

Análise das alternativas incorretas:

  • A) Ligar no 190 aciona a Polícia Militar, não a Civil. Pegadinha comum: confundir os órgãos e suas atribuições.
  • B) Redes sociais não são meios oficiais de registro de ocorrência ou acionamento emergencial, podendo atrasar a resposta.
  • C) Cartas não têm caráter imediato; o procedimento é inadequado e ineficaz para situações de emergência.
  • D) Aplicativos de entrega de comida não têm nenhuma ligação com serviços policiais; alternativa absurda.

Dica para provas: Fique atento a detalhes que confundem órgãos policiais (ex: Civil x Militar), meios não reconhecidos (redes sociais, cartas) e alternativas absurdas (aplicativo de comida). A alternativa correta normalmente exige reconhecer procedimento oficial previsto em manual, legislação ou orientação institucional.

Resumo: Para Cozinheiro em concurso de Segurança Pública, registar BO na delegacia é o método certo para acionar a Polícia Civil!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"em uma situação de emergência"

Quer dizer que se tem uma pessoa tentando invadir minha casa, eu tenho que pedir pra ele esperar eu ir até a delegacia fazer um B.O? Tá de brincadeira....

Pessoal não entendeu a "pegadinha" da questão. Número 190 é exclusivo da Polícia Militar. Para a Polícia Civil é 181 - exclusivamente para denúncias anônimas. Em situação de emergência, o correto é ligar para PM, não para PC. Policia Civil é polícia judiciária!

Em uma situação de emergência, qual é a forma correta de acionar a Polícia Civil?

Gente!, como assim situação de emergência a pessoa tem que até a Polícia Civil para fazer um B.O

Então não é emergência. Logo concluo que não tem resposta essa questão. E se a pessoa morar longe da Polícia Civil?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo