De acordo com o “Guia de Informações sobre os Fatores de Ris...
A saúde mental é uma questão fundamental no atual contexto de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), ficando evidente a importância de as organizações abordarem os fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho, com o objetivo de prevenir o adoecimento mental e outras lesões e agravos à saúde do trabalhador (1ª parte). A gestão da ergonomia, incluindo os fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho, deve ser realizada utilizando-se dois métodos previstos na NR-17, obedecendo a seguinte ordem: primeiro, a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e, na sequência, a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) (2ª parte). Ao utilizar uma ferramenta específica, deve-se verificar se ela está cientificamente fundamentada, ou seja, se existe estudo científico ou órgão ou instituição de SST, nacional ou internacional, que lhe dê embasamento e suporte (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
O que precisava saber: Era necessário saber três pontos da base: o guia do MTE trata os fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho como tema de prevenção voltado à proteção da saúde mental e à evitação de outros agravos; a NR-17 estabelece primeiro a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) e, apenas quando cabível, a Análise Ergonômica do Trabalho (AET); e, ao se usar ferramenta específica, deve-se verificar se ela tem fundamentação científica, com apoio de estudo científico ou de órgão/instituição de SST, nacional ou internacional.
Critério decisivo: A definição da resposta depende de separar as partes corretas da parte incorreta: a 1ª parte está correta porque o guia vincula a abordagem dos riscos psicossociais à prevenção do adoecimento mental e de outros agravos à saúde do trabalhador; a 2ª parte está incorreta porque inverte a ordem prevista na NR-17, que é AEP antes de AET; a 3ª parte está correta porque o guia exige verificar se a ferramenta utilizada é cientificamente fundamentada.
- Em questões sobre NR-17, confira a sequência correta dos instrumentos: primeiro a AEP; a AET vem depois, em hipóteses específicas.
- Quando a questão tratar de fatores de riscos psicossociais, associe o tema à prevenção em SST, especialmente à proteção da saúde mental e à prevenção de outros agravos ao trabalhador.
- Se o enunciado mencionar ferramenta específica de avaliação, verifique se a exigência apresentada é a de fundamentação científica, com apoio em estudo científico ou em órgão/instituição de SST.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo