Estima-se que de 5 a 10% da população apresente ansiedade, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3080652 Odontologia
Estima-se que de 5 a 10% da população apresente ansiedade, medo ou fobia em relação ao tratamento odontológico. Em crianças, essa incidência pode chegar a, aproximadamente, 40%. O medo em Odontologia é real, profundo e difícil de ser superado. Quanto mais invasivo o procedimento, maior o medo e as consequências associadas a ele. É que os pacientes com medo acabam por adiar o tratamento odontológico, agravando as condições bucais e comprometendo sua qualidade de vida. Para estes pacientes, indicamos que ele seja atendido com sedação. O paciente sob sedação consciente odontológica apresenta
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão: A questão aborda a sedação consciente em Odontologia, uma técnica utilizada para controlar a ansiedade e o medo dos pacientes durante tratamentos odontológicos. Entender os diferentes níveis de sedação é crucial para garantir a segurança e o bem-estar do paciente.

Conceito Teórico: A sedação consciente é definida como um estado em que o paciente permanece minimamente consciente, capaz de manter suas vias aéreas e responder a comandos verbais. Essa técnica é particularmente indicada para pacientes com fobia ou ansiedade elevada em relação ao tratamento dentário.

Justificativa da Alternativa Correta (A): A alternativa A descreve perfeitamente a sedação consciente: um estado de depressão mínima da consciência, em que o paciente mantém a capacidade de responder a estímulos e comandos, e a função cardiovascular é preservada. Este estado é o objetivo da sedação consciente, garantindo que o paciente fique relaxado, mas ainda responsivo.

Análise das Alternativas Incorretas:

B: Descreve um estado de depressão da consciência mais profundo do que a sedação consciente, onde o paciente não responde prontamente e tem dificuldades em manter as vias respiratórias.

C: Refere-se à anestesia geral, caracterizada por inconsciência total e perda dos reflexos de proteção, o que não é o objetivo da sedação consciente.

D: Também sugere um nível de sedação mais profundo, com perda de reflexos e dificuldades respiratórias, que não é compatível com a sedação consciente.

E: Está incorreta pois descreve um estado de relaxamento profundo ou sono, que não reflete a característica de responsividade da sedação consciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo