No trecho “Rui Coutinho sorri cético.” (5º§), a expressão ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1816176 Português

Chuchu

 

    Joanita, em sua última carta escrita de Haia: “Mas que saudades de chuchu com molho branco”.

    Eu sei que toda gente despreza o chuchu, a coisa mais bestinha que Deus pôs no mundo, cucurbitácea reles que medra em qualquer beirada de quintal. Não tenho também nenhuma ternura especial pelo chuchu, mas já reparei que há uma certa injustiça em considerar insípido um prato que é insípido só porque raras são as cozinheiras que sabem prepará-lo.

    Sei ainda que os médicos nutricionistas banem o chuchu de todas as suas dietas, dizem que o chuchu não vale nada, é uma mistura de água e celulose, desprovida de qualquer vitamina ou sal. O chuchu é meu eterno pomo da discórdia com meu querido amigo Dr. Rui Coutinho. Quando ele desfaz do chuchu em minha presença, salto logo em defesa do humilde caxixe. Argumento assim: “Antigamente, antes da descoberta das vitaminas, se dizia o mesmo da alface, mas o sabor da planta, a boniteza de sua folha verdinha, ou talvez o instinto secreto da espécie sempre levaram o homem a comer a aristocrática Lactuca sativa. Um dia se descobriu que a alface é rica em vitamina A, cálcio e ferro. Então a alface deixou de ser água e celulose, e entrou nos menus autorizados e recomendados pelos nutricionistas.

    Quem me dirá que um dia, próximo ou distante, não se descobrirá no chuchu um elemento novo, indispensável à economia orgânica? O que me parece inexplicável é que os brasileiros persistamos em comer sem quase nenhum deleite essa coisinha verde e mole que se derrete na boca sem deixar vontade de repetir a dose.”

    Rui Coutinho sorri cético.

    Enquanto isso, na Holanda, Joanita, podendo comer os pratos mais saborosos do mundo, tem saudade é de chuchu com molho branco. Que desforra para o chuchu!

(BANDEIRA, Manuel. IN: Quadrante. 2ed. Rio de Janeiro: Ed. Do Autor, 1963.)

No trecho “Rui Coutinho sorri cético.” (5º§), a expressão “cético” significa:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Esta questão aborda semântica – o significado de palavras no contexto – e interpretação de texto. Em especial, é necessário compreender o sentido do termo “cético” no trecho analisado.

Análise do trecho: O texto mostra que Rui Coutinho, citado como “cético”, reage às tentativas do narrador de valorizar o chuchu. Após vários argumentos, o narrador diz: “Rui Coutinho sorri cético.” Aqui, o termo “cético” é um adjetivo fundamental para a interpretação.

Regra semântica: Segundo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), para interpretar corretamente uma palavra em um texto, deve-se considerar seu significado principal e os possíveis sinônimos no contexto apresentado. “Cético” indica alguém que duvida, desconfia ou não acredita plenamente naquilo que está ouvindo ou presenciando.

Justificativa da alternativa correta:

B) Desconfiado. É o sinônimo que melhor corresponde ao sentido de “cético” no trecho. Rui Coutinho sorri, mas não acredita, demonstrando dúvida quanto à defesa do chuchu – portanto, “desconfiado” é o adjetivo exato.

Análise das alternativas incorretas:

A) Perplexo. Alguém “perplexo” está confuso ou espantado. O texto mostra que Rui Coutinho sorri, mas não está surpreso, e sim incrédulo.
C) Desanimado. “Desanimado” é quem perdeu o ânimo, o que não tem relação com o sentido de dúvida ou descrença do contexto.
D) Determinado. Ser “determinado” é ter firmeza e decisão, que é o oposto de alguém que duvida ou questiona.

Estratégia de interpretação:

Sempre observe as atitudes e as falas dos personagens no contexto apresentado. Aqui, o sorriso “cético” é um sorriso de incredulidade — não de surpresa, nem de falta de ânimo, muito menos de firmeza.

Regra prática: Em provas, ao encontrar palavras de sentido duvidoso, procure substituí-las mentalmente por sinônimos e reler o trecho. Isso ajuda a evitar pegadinhas e descartar alternativas incoerentes com o contexto.

Portanto, a alternativa correta é B) Desconfiado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B

Desconfiado

Cético: que ou aquele que não confia, duvida; descrente.

Logo, a alternativa correta é:

B) Desconfiado

cético= incrédulo, duvidoso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo