A sigla PDCA significa "Plan-Do-Check-Act", que em português...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3881096 Gerência de Projetos
A sigla PDCA significa "Plan-Do-Check-Act", que em português é traduzido como "Planejar-Fazer-Verificar-Agir". Relacione cada item do ciclo de gestão com suas respectivas características. 

1 - Plan
2 - Do
3 - Check
4 - Act

( ) É a avaliação do progresso do processo de teste, que enfatiza a importância de coletar e analisar dados precisos para verificar se os resultados estão alinhados com os objetivos previstos no plano. Essa etapa ajuda a identificar anomalias e avaliar a eficácia do processo de teste.
( ) Definição dos objetivos do teste, que envolve o que se pretende alcançar com o processo de teste. Isso inclui a elaboração de uma estratégia e um plano de teste que descrevem as metas e as etapas necessárias para atingir os objetivos estabelecidos.
( ) É a implementação de ações corretivas e ajustes com base na análise realizada durante uma das etapas anteriores. Isso envolve atualizar o plano de teste e os procedimentos conforme necessário para melhorar continuamente o processo de teste em iterações futuras.
( ) É a execução do plano de teste, que envolve o design e a realização dos testes conforme especificado no plano. Isso pode incluir a aplicação de metodologias específicas para implementação de testes, como testes funcionais, de integração e de sistema.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: O decisivo era identificar a função de cada etapa do PDCA nas descrições, especialmente a distinção entre verificar resultados, planejar, agir corretivamente e executar o plano. Isso leva à sequência 3 – 1 – 4 – 2.

Tema central: Ciclo PDCA
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque atribui a primeira descrição a Plan, mas essa descrição é de verificação e avaliação de resultados, com análise de dados e identificação de anomalias, o que caracteriza Check.
B
Errada
Está errada porque inverte planejamento e execução: a segunda descrição fala em definição de objetivos e elaboração de plano, logo é Plan, não Do; e a quarta fala em execução do plano, logo é Do, não Plan.
C
Errada
Está errada porque classifica a primeira descrição como Plan e a segunda como Act. A primeira é Check, pois trata de verificar resultados; a segunda é Plan, pois trata de definir objetivos e estruturar o plano.
D
Certa
A alternativa D está correta porque associa cada descrição à função própria da etapa no PDCA. A primeira fala em avaliar progresso, coletar e analisar dados e verificar alinhamento com objetivos, o que corresponde a Check. A segunda trata de definição de objetivos, estratégia e plano, o que corresponde a Plan. A terceira descreve ações corretivas e ajustes para melhoria contínua com base em análise anterior, o que corresponde a Act. A quarta trata da execução do plano de teste, o que corresponde a Do. Por isso, a ordem correta é 3 – 1 – 4 – 2.
E
Errada
Está errada porque desloca as etapas centrais: a segunda descrição é Plan, não Act; a terceira é Act, não Check. Embora a quarta descrição corresponda a Do, isso não corrige os erros anteriores.
Pegadinha da questão
A confusão real era trocar Check por Act, porque ambas aparecem depois da execução, e também concluir que 'atualizar o plano' seria Plan, quando o núcleo da descrição é ação corretiva posterior, própria de Act.
Dica para questões semelhantes
  • Se a descrição enfatiza avaliar, medir, comparar resultados e identificar desvios, a etapa é Check.
  • Se a descrição enfatiza objetivos, estratégia e elaboração de plano, a etapa é Plan.
  • Se a descrição enfatiza correção, ajuste e melhoria com base na análise anterior, a etapa é Act.
  • Se a descrição enfatiza realizar o que foi planejado, a etapa é Do.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo