Em relação ao suprimento de fundos, assinale (V) para as afi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: CEFET-MG Órgão: CEFET-MG Prova: CEFET-MG - 2014 - CEFET-MG - Contador |
Q377670 Administração Financeira e Orçamentária
Em relação ao suprimento de fundos, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas.

( ) A utilização de suprimento de fundos é proibida nos casos de pagamento de despesas de viagem.

( ) A concessão de suprimento de fundos ao servidor responsável pela guarda do material adquirido é vetada.

( ) O suprimento de fundos foi instituído de forma a evitar os estágios da despesa orçamentária, a fim de favorecer a celeridade da execução do processo orçamentário.

( ) O adiantamento de valores a servidor, para futura prestação de contas, é feito para atender às despesas que não possam se subordinar ao processo normal de aplicação.

( ) O suprimento de fundos pode ser usado no caso em que a despesa seja feita em caráter sigiloso.

A sequência correta encontrada é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos esclarecer o tema central da questão e as respostas corretas e incorretas sobre o regime de Suprimento de Fundos, também conhecido como Regime de Adiantamento, utilizado na Administração Pública.

O Suprimento de Fundos é um recurso financeiro adiantado a um servidor responsável por determinadas despesas. Ele é utilizado quando há necessidade de rapidez na execução de pequenas despesas que não podem seguir o trâmite normal do orçamento.

Agora, vamos analisar cada afirmativa:

Afirmativa 1: "A utilização de suprimento de fundos é proibida nos casos de pagamento de despesas de viagem."

Essa afirmativa é falsa. O suprimento de fundos pode, sim, cobrir despesas de viagem, desde que estas atendam aos requisitos adequados e não ultrapassem os limites estabelecidos pela administração.

Afirmativa 2: "A concessão de suprimento de fundos ao servidor responsável pela guarda do material adquirido é vetada."

Essa afirmativa é falsa. O servidor que guarda o material adquirido pode receber suprimento de fundos, desde que existam controles e regras claros para evitar conflitos de interesse ou irregularidades.

Afirmativa 3: "O suprimento de fundos foi instituído de forma a evitar os estágios da despesa orçamentária, a fim de favorecer a celeridade da execução do processo orçamentário."

Essa afirmativa é falsa. O suprimento de fundos é utilizado em casos excepcionais, mas os estágios ordinários da despesa orçamentária não são evitados por conta disso, apenas são seguidos de maneira acelerada em situações específicas.

Afirmativa 4: "O adiantamento de valores a servidor, para futura prestação de contas, é feito para atender às despesas que não possam se subordinar ao processo normal de aplicação."

Essa afirmativa é verdadeira. O suprimento de fundos é exatamente para situações em que a despesa precisa ser feita rapidamente e não pode aguardar o procedimento padrão.

Afirmativa 5: "O suprimento de fundos pode ser usado no caso em que a despesa seja feita em caráter sigiloso."

Essa afirmativa é verdadeira. Em algumas situações, como despesas sigilosas, o suprimento de fundos é uma ferramenta útil para garantir a confidencialidade necessária.

Portanto, a sequência correta é a opção A - F, F, F, V, V.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o tema de Suprimento de Fundos! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

segundo item: ressalvado nos casos onde não houver na repartiçao outro servidor.

GABARITO LETRA A

( F ) A utilização de suprimento de fundos é proibida PERMITIDA nos casos de pagamento de despesas de viagem.

( F )  A concessão de suprimento de fundos ao servidor responsável pela guarda do material adquirido é vetada. SALVO QUANDO NÃO HOUVER NA REPARTIÇÃO OUTRO SERVIDOR

( F ) O suprimento de fundos foi instituído de forma a evitar os estágios da despesa orçamentária, a fim de favorecer a celeridade da execução do processo orçamentário. OS 3 ESTÁGIOS DA EXECUÇÃO DA DESPESA (E, L, P), NÃO SÃO EVITADOS, PELO CONTRÁRIO, ACONTECEM DE UMA VEZ SÓ.

( V ) CERTA - art.68 - 4.320/1694

( V ) CERTA - art. 47, IV, do Dec. 93.872/1986

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo