O verbo destacado na frase abaixo está conjugado no: “No cas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2701900 Português

As questões de 1 a 10 dizem respeito ao texto. Leia-o atentamente antes de respondê-las.


Por que dar á luz era muito mais fácil dois milhões de anos atrás


1 O parto humano pode ser um processo, longo,

doloroso e prolongado, que necessita assistência e,

às vezes, chega a durar dias. Então, por que

parentes dos humanos como os chimpanzés têm

5 um trabalho de parto mais fácil, dando à luz em

horas e por conta própria? Na tentativa de

responder a essa pergunta sobre evolução, os

cientistas observaram como os membros antigos

da árvore genealógica humana davam à luz. Para

10 nossos parentes de dois milhões de anos atrás, era

"bastante fácil", de acordo com uma reconstituição

do nascimento. No caso do Australopithecus

sediba, que viveu 1,95 milhão de anos atrás na

África do Sul, vemos "um processo de nascimento

15 relativamente fácil", diz a pesquisadora Natalie

Laudicina. " A largura da cabeça fetal e dos ombros

tem amplo espaço para atravessar até as

dimensões mais apertadas do canal de parto

materno", diz ela. Hoje é diferente, pois o tamanho

20 e a forma da pélvis moderna (uma mudança

necessária para caminhar na posição vertical) e o

tamanho grande da cabeça de um bebê tornam

esse ajuste apertado.


(Fonte adaptada: https://g1.globo.com>acesso em 29 de Setembro de 2019)

O verbo destacado na frase abaixo está conjugado no:


“No caso do Australopithecus sediba, que viveu 1,95 milhão de anos atrás na África do Sul, [...]”

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B) Pretérito Perfeito do Indicativo

Comentário:

Tema central: A questão aborda a identificação do tempo e modo verbal na norma-padrão, fundamental em morfologia dos verbos, especialmente para textos informativos como o proposto para o cargo de Professor – Artes.

Regra essencial: De acordo com a gramática normativa (Cunha & Cintra, Bechara), o pretérito perfeito do indicativo exprime ações localizadas e concluídas no passado: “eu vivi”, “tu viveste”, “ele viveu”. Esse tempo verbal indica que algo teve início e fim em momento anterior ao presente.

Análise da sentença:

No trecho: “que viveu 1,95 milhão de anos atrás na África do Sul”, percebemos a ação plenamente concluída no passado remoto. A locução "há 1,95 milhão de anos atrás" reforça o caráter de ação finalizada e sem vínculo com o presente. Logo, "viveu" está no pretérito perfeito do indicativo.

Análise das alternativas:

  • A) Presente do Indicativo: Refere-se a ações atuais ou habituais: “vive”, totalmente inadequado ao fato já acabado.
  • B) Pretérito Perfeito do Indicativo: Certa. Demonstra ação concluída em passado determinado – é o caso de “viveu”.
  • C) Pretérito Imperfeito do Indicativo: Expressa hábito, continuidade ou descrição no passado (“vivia”). Não é o caso: o texto fala de existência encerrada.
  • D) Futuro do Subjuntivo: Indica hipótese ou condição no futuro (“quando viver”). Totalmente fora do contexto da frase.

Dica de estudo para concursos:

Leia atentamente o contexto para identificar palavras ou expressões temporais (“há anos atrás”, “ontem”, “na infância”, etc.), pois elas auxiliam a discernir com precisão o tempo verbal adequado, evitando armadilhas. Muitos erram por não perceber esses marcadores.

Referência gramatical: Como diz Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), o pretérito perfeito indica o fato ocorrido e terminado no passado. Pratique identificando esses marcadores em frases retiradas de textos jornalísticos e históricos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo