Uma indústria de montagem de componentes eletrônicos identi...
I. A AET deve abranger a análise da demanda, da tarefa, da atividade, das condições de trabalho e da organização do trabalho, sendo essencial a participação dos trabalhadores envolvidos para a compreensão completa da situação e a elaboração de um diagnóstico preciso e de recomendações eficazes.
II. A simples substituição das cadeiras por modelos com múltiplos ajustes e a oferta de pausas de 15 minutos a cada duas horas de trabalho são medidas suficientes para atender às exigências da NR 17, dispensando a necessidade de uma AET completa, visto que o problema se concentra no mobiliário e no tempo de exposição.
III. A Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) é um processo que pode ser realizado por qualquer profissional da CIPA, sem necessidade de conhecimento técnico específico, e serve exclusivamente para documentar as queixas dos trabalhadores, sendo a AET o único instrumento capaz de propor medidas corretivas.
Está correto o que se afirma em: