Com base na norma culta da Língua Portuguesa e na função si...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3771660 Português
Letra e melodia


Cinco crianças se sentavam para assistir ao seriado favorito no tapete da sala, e eu era uma delas. Não lembro uma cena marcante sequer, mas a música de abertura está tatuada em minha mente. A letra dizia: "Ei, criança, não venda seus sonhos tão cedo. Pra onde você olhar haverá um coração, alguém para dar a mão". Só descobri seu sentido mais de uma década depois, quando aprendi um pouco de inglês.

Sempre me considerei do grupo que gosta da poesia dos versos, e me espanto ao perceber que já amava algumas músicas muito antes de saber sobre o que elas falavam. Minha mãe sempre foi fã dos hits dos anos 80 e 90, o tipo de música que todo mundo na minha família gosta. Ninguém precisa entender qualquer língua para sentir um arrepio com os acordes iniciais de Africa, do Toto.

Essa música, minha preferida, remete a tardes com minha mãe, quando eu não entendia nada do que dizia — e ainda assim já a amava. Crescer foi descobrir que essas canções tinham belas melodias e mensagens com as quais muitos podem se identificar.

Às vezes acontece o contrário: você descobre que a música que amava fala um bocado de abobrinhas. Outras, porém, revelam sentidos ainda melhores. Quem não achava a melodia de "Como nossos pais" bonita quando era pequeno? Mas talvez só alguém mais velho entenda a dor de Elis e Belchior no verso "eu sinto tudo na ferida viva do meu coração".

Talvez bom mesmo seja isso: amar algo mesmo sem compreendê-lo, permitir que desperte afeto, como uma criança que se apaixona pela melodia sem fazer ideia do que ela diz.


Texto Adaptado


PETROPOULEAS, Suzana Correa. Letra e melodia. In: Portal de Livros Abertos da USP. São Paulo: Universidade de São Paulo, [s.d.]. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/7 30/648/2404 . Acesso em: 16 nov. 2025.
Com base na norma culta da Língua Portuguesa e na função sintática e estilística dos sinais de pontuação empregados no trecho "A letra dizia: 'Ei, criança, não venda seus sonhos tão cedo. Para onde você olhar haverá um coração, alguém para dar a mão'", é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Pontuação (uso dos dois-pontos, aspas, vocativo e vírgula) — aspectos essenciais para redação e interpretação conforme a norma-padrão, frequentemente cobrados para cargos de nível superior como Psicologia em concursos.

Alternativa correta: DJustificativa: O termo “criança” atua como vocativo, chamando direta e afetivamente o interlocutor na frase: “Ei, criança, não venda seus sonhos tão cedo.” Pela norma-padrão, vocativos devem ser isolados por vírgula, onde quer que estejam na frase (Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo). Essa vírgula evita ambiguidade, deixando clara a função de chamar o interlocutor e separando o apelo dos demais elementos. Por isso, essa pontuação é obrigatória e não mero detalhe estilístico.

Análise das incorretas:

A) Errada. Os dois-pontos após verbos declarativos como “dizia” não são facultativos quando introduzem citação direta. Vírgula geraria estrutura indevida segundo a gramática normativa (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa).

B) Errada. A vírgula entre “um coração” e “alguém para dar a mão” separa termos de uma enumeração, prática correta e obrigatória para clareza. Não há sujeitos distintos coordenados, mas elementos justapostos na frase.

C) Errada. As aspas no trecho “Ei, criança...” sinalizam citação direta da letra da música, não uma ênfase sentimental ou marcação subjetiva do narrador. Função clara conforme gramáticas clássicas, como Cunha & Cintra.

Dicas para provas futuras: Sempre observe se o termo serve para chamar alguém (vocativo): ele deve ser isolado por vírgulas; já citação direta, sempre com dois-pontos e aspas após verbo declarativo. Fique atento a pegadinhas: alternativas que minimizam critérios obrigatórios da pontuação ou atribuem função errada a sinais (como aspas em citações).

Resumo: A alternativa D está correta porque a vírgula que isola o vocativo é imprescindível, evitando confusões de sentido e estando em pleno acordo com a norma culta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo