Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito
No dia 23 de setembro, é comemorado o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito.
Leia o texto de Kelber Fernandes.
Com uma nobre missão, não há como recuar, mesmo com as intempéries, avante, segue a enfrentar, seja o sol do Nordeste ou as enchentes no Sudeste, ainda que no Sul o frio muito aperte e a umidade do Norte muito se eleve, nada acovarda aquele que é a vanguarda.
O Agente de Trânsito atua a favor da preservação de vidas no trânsito, retirando condutores potencialmente perigosos de circulação, ou ainda, em ações preventivas, com a simples presença na via pública intencionando desestimular práticas infracionais. Ainda que todo o trabalho desenvolvido por esses profissionais tente ser deturpado por um pequeno grupo, que busca, tão somente, promover a desordem, a imagem dos Agentes de Trânsito não ficará obscura nem os serviços prestados serão desconstituídos.
Desde informações e orientações aos usuários do trânsito, passando pela garantia de igualdade na utilização do espaço público, os Agentes são a referência que o cidadão encontra durante seus deslocamentos. Muito além de fiscais, identificamos na figura do Agente de Trânsito um conjunto de competências voltadas à mobilidade urbana, sem deixar de refletir o papel de multiplicadores e influenciadores de boas práticas.
A verdade é que aqueles que adentram nessa área, em sua grande maioria, se identificam, laborando com muito prazer e satisfação.
O trânsito é cativante e coloca o agente como peça fundamental para o exercício do direito de ir e vir em condições seguras.
O cargo de Agente de Trânsito reveste-se de uma importância significativa, contribuindo para a preservação da ordem pública, seja através da fiscalização, seja em ações que visem a melhoria do tráfego de nossas vias, sempre agindo quando interesses individuais tentam sobrepujar o direito coletivo ao trânsito seguro.
Corroborando, o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito – MBFT apresenta, em texto seu introdutório, declaração que muito bem coloca o Agente de Trânsito como corresponsável pela paz social. E mais ainda, a Constituição Federal, Lei Maior do Estado brasileiro, desde a Emenda Constitucional 82/14, elevou os agentes de trânsito a garantidores da segurança viária, entendida esta como parte integrante da segurança pública.
Coincidindo com a data da edição do atual Código de Trânsito Brasileiro, o qual hoje completa 26 anos de existência, o mesmo 23 de setembro foi escolhido para homenagear a categoria dos Agentes de Trânsito. A partir da Lei n o 12.821/2013, ficou definido o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito.
Parabéns aos meus amigos e amigas Agentes de Trânsito espalhados por todo o Brasil, pelo profissionalismo, afinco e comprometimento com a segurança viária. Reconhecimento àqueles que não estão subjugados a interesses outros que não seja o público, que não se sujeitam aos desmandos políticos, mas têm suas ações pautadas na legalidade e no bem estar social.