Uma série de doenças podem ser associadas à água em decorrên...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FUNCERN Órgão: IF-RN Prova: FUNCERN - 2015 - IF-RN - Engenharia Ambiental |
Q831604 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma série de doenças podem ser associadas à água em decorrência de contaminação por excretas humanas ou de outros animais.

A opção que indica a associação correta entre a doença relacionada com a água e a sua respectiva forma de contágio é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão: A questão aborda a associação de doenças com a água, focando na relação entre essas doenças e suas formas de contágio. Saber diferenciar as doenças hídricas e suas formas de transmissão é essencial na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, já que essas doenças impactam diretamente a saúde pública e a qualidade de vida.

Resumo Teórico: As doenças transmitidas pela água podem ser classificadas como de veiculação hídrica, nas quais o agente patogênico é transmitido pela ingestão de água contaminada, ou de origem hídrica, quando a água é o habitat do organismo causador. Conhecimentos sobre sistemas de abastecimento de água e saneamento são cruciais para prevenir e controlar essas doenças. Segundo a Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil, a qualidade da água é um fator determinante na prevenção de doenças infecciosas.

Justificativa da Alternativa Correta (A - Hepatite A, de transmissão hídrica): A Hepatite A é uma doença viral transmitida principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes de pessoas infectadas. Essa forma de transmissão é um exemplo clássico de doença de veiculação hídrica. Portanto, a alternativa A é a correta.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Metemoglobinemia, de transmissão hídrica: A Metemoglobinemia não é uma doença de transmissão hídrica, mas sim uma condição médica causada pela ingestão de altos níveis de nitritos, que podem estar presentes na água. Portanto, a classificação como "transmissão hídrica" está incorreta.

C - Febre Tifóide, de origem hídrica: A Febre Tifóide é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas, caracterizando-se como uma doença de veiculação hídrica e não "de origem hídrica". A terminologia usada na alternativa está incorreta.

D - Gastrenterite, de origem hídrica: A Gastroenterite pode ser causada por uma variedade de patógenos que podem ser transmitidos pela água, mas assim como as outras, é essencialmente uma doença de veiculação hídrica. Portanto, a descrição como "origem hídrica" é inadequada neste contexto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As doenças de transmissão hídrica são aquelas em que a água atua como veículo do agente infeccioso enquanto as doenças de origem hídrica são aquelas causadas por determinadas substâncias químicas, orgânicas ou inorgânicas, presentes na água em concentrações inadequadas, em geral superiores às especificadas nos padrões para águas de consumo humano.

 

São exemplos de doenças de transmissão hídrica: febre tifoide, cólera, hepatite A, amebíase e esquistossomose.

 

São exemplos de doenças de origem hídrica: saturnismo e metemoglobinemia.

a febre tifoide também é uma doença associada a água.

origem hídrica:  saturnismo e metemoglobinemia

transmissão hídrica: febre tifoide, cólera, hepatite A, amebíase e esquistossomose.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo