“Quando o aluno observa obras de arte e é estimulado e não ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1138063 Educação Artística
“Quando o aluno observa obras de arte e é estimulado e não obrigado a escolher uma delas como suporte de seu trabalho plástico a sua expressão individual se realiza da mesma maneira que se organiza quando o suporte estimulador é a paisagem que ele vê ou a cadeira de seu quarto (…) O importante é que o professor não exija representação fiel, pois a obra observada é suporte interpretativo e não modelo para os alunos copiarem. Assim estaremos ao mesmo tempo preservando a livre expressão, importante conquista do modernismo que caracterizou a vanguarda do ensino da arte no Brasil de 1948 aos anos setenta, e nos tornado contemporâneos” (BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. SP/Porto Alegre: Perspectiva/Fundação Ioschpe, 1991).
O fragmento citado menciona a sistematização de um termo conceitual oriundo da prática do trabalho no Museu de Arte Contemporânea da USP e posteriormente disseminado em práticas artísticas escolares no Brasil a partir da década de 1990. O termo é denominado:
Alternativas