Considerando a relação dos povos africanos com formação da p...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: A questão se resolvia pela classificação escolar dos grupos de origem dos africanos trazidos ao Brasil no período colonial.
- Quando a questão pedir grupos principais, priorize a classificação escolar mais ampla, não etnias ou subgrupos específicos.
- Se a alternativa misturar níveis diferentes de classificação, como grupo principal e etnia, desconfie de inadequação classificatória.
- Em temas de origem da população escravizada no Brasil, evite reduzir a procedência a um único território atual quando a base indicar origem diversificada.
- Para destino regional da escravidão africana no período colonial, confronte a alternativa com os polos históricos centrais de plantation e mineração.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
Os africanos trazidos ao Brasil no período colonial provinham principalmente de dois grandes grupos: os sudaneses, entre os quais estavam os islamizados conhecidos como malês, que tiveram forte influência cultural e religiosa, especialmente na Bahia; e os bantos, originários da região centro-sul da África, cuja presença marcou profundamente a formação da língua, da culinária, da religiosidade e das práticas culturais brasileiras.
Essa diversidade de origens foi decisiva para a constituição da população brasileira, deixando legados que permanecem vivos até hoje na cultura nacional.
CFOPMBA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo