Com base no Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/10)...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: O art. 19 da Lei nº 12.288/2010 determina: "O poder público incentivará a celebração das personalidades e das datas comemorativas relacionadas à trajetória do samba e de outras manifestações culturais de matriz africana". Como a alternativa D reproduz esse comando, está correta.
- Confira a natureza do comando legal: facultar o ensino não significa torná-lo obrigatório, e ampliar o acesso à educação não equivale a determinar a instalação de unidades escolares.
- No acesso ao SUS, distinga a garantia de universalidade e igualdade de uma suposta prioridade geral por pertencimento racial.
- Separe incentivo às celebrações culturais, previsto no art. 19, de proteção à liberdade religiosa, prevista no art. 23: esta não impõe às escolas o fomento de cultos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativas incorretas:
- A) Errada: O ensino da capoeira não é obrigatório, mas sim incentivado e protegido como bem imaterial (art. 26).
- B) Errada: Não há previsão de acesso prioritário ao SUS para a população negra, mas sim de igualdade de acesso.
- C) Errada: Não existe previsão legal de instalação obrigatória de unidades de ensino em todas comunidades quilombolas; há incentivo e apoio (arts. 24-25).
- E) Errada: Não há obrigação de fomentar práticas religiosas nas escolas públicas, mas respeito à diversidade religiosa.
- GAB: D
o Estado né laico?
Art. 19. O poder público incentivará a celebração das personalidades e das datas comemorativas relacionadas à trajetória do samba e de outras manifestações culturais de matriz africana, bem como sua comemoração nas instituições de ensino públicas e privadas. lei 12,288/2010.
VAI ENTENDER
A alternativa correta é a D) o poder público incentivará a celebração das personalidades e das datas comemorativas relacionadas à trajetória do samba e de outras manifestações culturais de matriz africana.
Justificativa com base na Lei nº 12.288/10:
Alternativa D (Correta): Está em perfeita consonância com o parágrafo único do art. 22 do Estatuto, que determina: "O poder público incentivará a celebração das personalidades e das datas comemorativas relacionadas à trajetória do samba e de outras manifestações culturais de matriz africana."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo