“Segundo a parlamentar, há vários relatos de dificuldade de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1394289 Português

TEXTO

AUDIÊNCIA PÚBLICA


A audiência pública realizada esta semana no DF reuniu representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de diversas cidades do Distrito Federal e o comando da Polícia Militar do DF na manhã desta terça-feira, 1º de setembro, no plenário da Casa. O intuito foi debater questões de segurança pública. Da audiência pública saiu a cobrança ao GDF de mais eficiência do serviço 190. Conselheiros reclamaram que o serviço é inoperante: o número não atende diuturnamente, há demora durante o atendimento ao usuário e ineficiência no envio de viaturas.

Entre as sugestões de integrantes dos Conseg está a descentralização do serviço 190, localizado na Secretaria de Segurança Pública, para os comandos das PM, além da modernização e desburocratização do serviço. José Valmir dos Santos, de Samambaia, um dos conselheiros que se manifestaram em plenário, disse que o “190 pode ser útil para alimentar bancos de dados, mas não como atendimento de emergência”, porque, segundo ele, “muitas perguntas são feitas à comunidade em um serviço que era para ser emergencial”.

Liliane destacou que “o 190 é um serviço para o qual as pessoas ligam quando estão em situação de desespero”. Segundo a parlamentar, há vários relatos de dificuldade de acesso do cidadão a esse serviço. “Precisamos encontrar soluções para que o cidadão não se sinta abandonado pelo Estado”, declarou. Ela prometeu levar as sugestões dos conselheiros ao governador.

“Segundo a parlamentar, há vários relatos de dificuldade de acesso do cidadão a esse serviço”; nesse segmento, o termo “segundo” pode ser adequadamente substituído por:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Interpretação de Texto e emprego das conjunções subordinativas adverbiais conformativas. Esse conteúdo aborda o uso de palavras que ligam orações indicando conformidade, ou seja, de acordo com o que se afirma em outra parte da frase, um ponto muito cobrado em concursos.

Justificativa da alternativa correta (E):

No trecho analisado — “Segundo a parlamentar, há vários relatos de dificuldade de acesso do cidadão a esse serviço” — a palavra “segundo” exerce função de conjunção subordinativa adverbial conformativa, introduzindo uma informação conforme o que foi afirmado pela parlamentar.

Pela norma-padrão, conforme pontuado em Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa) e Celso Cunha & Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo), conjunções como “segundo”, “conforme”, “como” e “consoante” são conformativas, indicando “de acordo com”. Portanto, a substituição de “segundo” por “conforme” mantém integralmente o sentido do trecho:

Conforme a parlamentar, há vários relatos de dificuldade de acesso do cidadão a esse serviço.”

Análise das alternativas incorretas:

  • A) assim: é advérbio de modo, usado para indicar um modo de execução (“dessa forma”), não equivalendo à ideia de conformidade.
  • B) portanto: conjunção conclusiva, indica consequência, não conformidade (“por isso”).
  • C) embora: conjunção concessiva, transmite ideia de oposição ou concessão (“apesar de”).
  • D) até: é preposição/advérbio que indica limite ou inclusão, sem relação com conformidade.

Estratégia para provas: Sempre identifique o sentido relacional do conectivo (conformidade, oposição, consequência, modo etc.). Quando o texto mostra que alguém relata, diz ou atesta algo, busque um conectivo que expresse “de acordo com” — daí a escolha correta por E) conforme.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A temática abordada pela questão é a equivalência prepositiva, ou seja, a correspondência de sentido entre duas ou mais preposições. Para resolver corretamente, leia-se com atenção o fragmento abaixo:

Segundo a parlamentar, há vários relatos de dificuldade de acesso do cidadão a esse serviço.”

Em destaque, há preposição acidental. É errônea a ideia de que sempre a palavra "segundo" desempenha o papel de conjunção subordinativa adverbial conformativa. No caso em tela, trata-se de uma preposição acidental devido à natureza não oracional da estrutura. Essa preposição integra um adjunto adverbial, e não oração subordinada adverbial conformativa. Para que fosse oração, deveria constar verbo ou locução verbal (p.ex.: segundo ouvir dizer, você foi reprovado).

Seja como for, nas opções abaixo, deve-se encontrar uma palavra que conserve o sentido de conformidade. Inspecionemos uma por vez:

a) assim.

Incorreto. Tem valor conclusivo;

b) portanto.

Incorreto. Tem valor conclusivo;

c) embora.

Incorreto. Tem valor concessivo;

d) até.

Incorreto. Enquanto preposição, indica a distância, limite (no espaço) a que se chega, quer-se chegar ou pode-se chegar; na condição de advérbio, denota inclusão;

e) conforme.

Correto. Se inserta na estrutura, "conforme" também será preposição acidental e conservará o sentido conformativo.

Letra E

Conjunção Conformativa = Acordo , maneira...

Conforme , segundo , consoante , como ( = conforme ).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo