“As fitas reativas de urina nos fornecem informações sobre g...
(Manual de Exames Diagnósticos – 6ª edição Por Diana Nicoll.)
Trata-se de proteína detectada na fita reativa de urina:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão em análise aborda a detecção de proteínas nas fitas reativas de urina. As fitas reativas são ferramentas práticas e amplamente utilizadas em análises clínicas para triagem de várias condições através da urina. Elas detectam vários componentes, incluindo glicose, cetonas, pH, e proteínas.
A alternativa correta é a Albumina (Alternativa B). A albumina é a principal proteína detectada pelas fitas reativas de urina. As fitas são sensíveis especificamente à albumina devido à sua predominância na urina em casos de proteinúria, condição que pode indicar doença renal ou outras patologias sistêmicas. As fitas utilizam um princípio de cor que reage com a albumina, fazendo com que seja a proteína mais comumente detectada.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Globulina: As fitas reativas não são projetadas para detectar globulinas. As globulinas são um grupo diversificado de proteínas plasmáticas que, mesmo presentes na urina em certas condições patológicas, não são eficientemente detectadas por este método.
C - De Bence-Jones: A proteína de Bence-Jones é uma cadeia leve de imunoglobulina que pode ser encontrada na urina de pacientes com mieloma múltiplo. No entanto, as fitas reativas não são adequadas para sua detecção, pois a proteína de Bence-Jones precipita em condições de calor e não reage com a química padronizada das fitas.
D - De cadeias leves: Similar à proteína de Bence-Jones, as cadeias leves livres (kappa e lambda) não são detectadas pelas fitas reativas convencionais, pois estas não reagem de forma confiável com tais proteínas.
É crucial para os alunos de biomedicina entenderem que, enquanto as fitas reativas são úteis para triagem inicial, elas não substituem métodos quantitativos mais precisos como a eletroforese de proteínas ou imunofixação, especialmente em casos suspeitos de paraproteinemias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A fita de urina só detecta ALBUMINA.
B
A TIRA REAGENTE É SENSÍVEL À ALBUMINA!
MÉTODO = triagem (tira reativa) e confirmatório (TESTE DE ROBERTS)
- Tira = semiquantitativo de triagem - sensível à albumina e menos sensível às outras; Detecta valores > a 30 mg/dL;
- PRINCÍPIO = ERRO PROTEICO dos indicadores – carga dos grupos amino livres das proteínas modifica o pH – AZUL DE TETRABROMOFENOL pH 3,0;
- FALSO - = mieloma múltiplo (PROTEÍNAS DE BENCE JONES)
- FALSO + = pH muito alcalino, densidade aumentada, quitina ou quinona, amônia etc;
- TESTE DE ROBERTS = confirmatório - formação de ANEL DE HELLER (anel branco) na presença de proteínas (albumina, globulinas, glicoproteínas e proteínas de Bence Jones) - a espessura do anel é diretamente proporcional à quantidade de proteínas;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo