O Trabalho do Assistente Social com comunidades durantes mui...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: EXATUS Órgão: Prefeitura de Caxias do Sul - RS
Q1197002 Serviço Social
O Trabalho do Assistente Social com comunidades durantes muitos anos foi marcado pelo tecnicismo, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Com o advento do movimento de renovação do Serviço Social, se aproximando da teoria social crítica, houveram mudanças na concepção da atuação profissional junto à grupos e comunidades. Desse modo, marque a alternativa que corrobora esta afirmativa:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

O tema central da questão é a transformação do Serviço Social a partir do movimento de renovação, com destaque para a aproximação à teoria social crítica. Isso se traduz na prática do assistente social através de uma abordagem que prioriza a emancipação e a consciência crítica dos indivíduos, em oposição ao tecnicismo e à neutralidade científica que marcaram o passado da profissão.

No contexto histórico, o Serviço Social originou-se sob forte influência do positivismo e do funcionalismo, que visavam a adaptação dos indivíduos ao sistema social vigente, muitas vezes sem questionar suas estruturas. A partir dos anos 1960 e 1970, com o advento de novas teorias sociais críticas, houve uma **ruptura com essas bases tradicionais**.

A alternativa D reflete precisamente essa mudança, destacando o papel do Serviço Social em fortalecer processos emancipatórios e promover a transformação social. A alternativa ressalta a formação de consciência crítica e a facilitação de processos democráticos que garantem direitos e promovem relações horizontais, priorizando a emancipação dos sujeitos.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Esta alternativa foca na supervalorização da técnica e na defesa da neutralidade científica, que são características do período antes da renovação do Serviço Social e não refletem a aproximação com a teoria crítica que procura transformar a realidade social, ao invés de apenas ajustá-la.

B - Esta opção menciona a administração dos conflitos e a adaptação, conceitos vinculados ao funcionalismo. Isso contrasta com a perspectiva crítica que busca entender e transformar os desajustes estruturais da sociedade, ao invés de simplesmente gerenciá-los.

C - Esta alternativa enfatiza o desenvolvimento equilibrado e harmonioso das relações, algo que está mais alinhado com a visão sistêmica e funcionalista. O enfoque crítico, por outro lado, questiona as estruturas sociais que podem gerar desigualdades e desarmonias.

Adotar uma leitura crítica e entender a evolução histórica do Serviço Social são estratégias essenciais para interpretar corretamente as alternativas. Ao analisar as opções, é crucial reconhecer as diferenças entre abordagens que buscam apenas adaptação e aquelas que promovem a transformação social.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D

O trabalho com grupos e comunidades, realizado por assistentes sociais, leva em consideração o fortalecimento de processos emancipatórios, nos quais há a formação de uma consciência crítica dos sujeitos frente à apreensão e a vivência da realidade, sendo ela, também facilitadora de processos democráticos, garantidores de Direitos e de relações horizontais entre profissionais e usuários, ao mesmo tempo que projeta a sua emancipação e a transformação social.

A

A ênfase do trabalho com grupos e comunidade considera a ideia de que o ajustamento e a ajuda psicossocial contribuem para o desenvolvimento das peculiares abordagens individuais e grupais, considerando a supervalorização da técnica, considerada autônoma e como um fim em si mesma, e com base na defesa da neutralidade científica.

B

O atendimento e solução das necessidades de adaptação contribuem para a administração dos conflitos ou desajustamentos, que poderão se constituir em âmbito maior, nas chamadas rupturas de equilíbrio social de grupos e comunidades.

C

O processo do Serviço Social com Comunidades se caracteriza pelo desenvolvimento social dos indivíduos e sua orientação pela promoção das relações eficientes e úteis entre eles em busca de um desenvolvimento equilibrado e harmonioso.

D

O trabalho com grupos e comunidades, realizado por assistentes sociais, leva em consideração o fortalecimento de processos emancipatórios, nos quais há a formação de uma consciência crítica dos sujeitos frente à apreensão e a vivência da realidade, sendo ela, também facilitadora de processos democráticos, garantidores de Direitos e de relações horizontais entre profissionais e usuários, ao mesmo tempo que projeta a sua emancipação e a transformação social.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo