No trecho A maior parte das ideias que se ensinam nas escola...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2045713 Português

Dois tipos de ideias

        Há dois tipos de ideias: ideias inertes e ideias com poder gravitacional. As ideias inertes, como o nome está dizendo, são destituídas de poder. Estão onde estão e isso é tudo. Como pedras. A maior parte das ideias que se ensinam nas escolas pertence a essa categoria. Um bom exemplo se encontra naquele parágrafo do livro de biologia que minha neta tinha de aprender. Via de regra, essas ideias são logo esquecidas. A memória as deleta e joga na lixeira. Algumas permanecem na memória consciente como lixo. Por exemplo, aprendi no curso de admissão que a ilha de Tupinambarana é a segunda maior ilha fluvial do mundo. Essa informação não fez nada com a minha cabeça. Note-se que as ideias inertes, frequentemente, possuem os critérios cartesianos de clareza e distinção. As ideias com poder gravitacional são aquelas que têm o poder de chamar outras. Elas nunca estão sozinhas. São sóis do sistema solar que é a nossa mente. Elas produzem big bangs na cabeça dos quais nascem universos. É assim que acontecem a poesia, a literatura, a música: uma única ideia explode e eis a obra.

(ALVES, R. Ostra feliz não faz pérola. São Paulo: Planeta, 2008.)
No trecho A maior parte das ideias que se ensinam nas escolas pertence a essa categoria., o verbo pertencer está no singular, pois sua concordância estritamente gramatical se dá com a expressão A maior parte. Assinale a frase em que o verbo destacado apresenta concordância de acordo com as regras da norma culta escrita.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Concordância verbal. O foco da questão é conferir se o candidato reconhece e aplica corretamente as regras da norma-padrão quanto à concordância entre verbo e sujeito em diferentes contextos.

Alternativa correta: B

A frase:
“O homem comum, o homem do povo, o joão-ninguém nunca dependeu da consideração ou das promessas dos políticos em época de eleição.”

Justificativa: O sujeito, embora apresentado com expressões diferentes, refere-se a um único indivíduo (o “homem do povo”), sendo, portanto, sujeito simples. Pelas regras de concordância verbal (vide Bechara, “Moderna Gramática Portuguesa”, e o Manual de Redação da Presidência), o verbo concorda no singular: dependeu.

Análise das alternativas incorretas:

A) “Um ou outro adereço lhe ficariam bem.”
Erro: A expressão “um ou outro” exige verbo no singular, pois significa “qualquer um”, não os dois. O certo seria: ficaria.

C) “Vossas Senhorias não podereis deixar...”
Erro: “Vossas Senhorias” exige verbo na 3ª pessoa do plural (não poderão). Atenção: pronomes de tratamento, mesmo no plural, sempre pedem o verbo na 3ª pessoa.

D) “Foi destruído 20% da mata nativa.”
Erro: Quando se usa percentual seguido de um substantivo, o verbo deve concordar com esse substantivo: “foram destruídos 20% da mata nativa”. Isto porque a porcentagem representa uma parte do todo, que está no plural.

Dicas e estratégias:

  • Identifique corretamente o sujeito da frase.
  • Observe expressões específicas (um ou outro, pronomes de tratamento, porcentagem) — costumam ser foco de “pegadinhas”.
  • Bases de referência: Bechara, Cunha & Cintra e o Manual de Redação da Presidência são fontes seguras para consulta.

Em síntese: A alternativa B está de acordo com a concordância verbal na norma culta. Treine o olhar para o núcleo do sujeito e a regência verbal em expressões padronizadas!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo