Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: FEPESE Órgão: SAP-SC Prova: FEPESE - 2019 - SAP-SC - Agente Penitenciário |
Q1278267 Português
Texto
O mundo: um espaço construído

O mundo, para Hannah Arendt, não é simplesmente o que nos rodeia, mas um espaço construído pelo trabalho e constituído pela ação. Construções e artefatos garantem aos seres humanos um lugar duradouro no meio da vida e da natureza, onde tudo aparece e desaparece, isto é, vida e morte se alternam constantemente. Nesse espaço construído, os seres humanos podem criar formas de convivência e interação que vão além da preocupação com a mera sobrevivência ou continuidade da espécie, embora as necessidades básicas não deixem de existir e precisem ser supridas antes de termos a possibilidade de participar no mundo.

Arendt distingue entre a atividade humana que se preocupa com as necessidades vitais – o labor – e as atividades que dizem respeito ao mundo humano – o trabalho, a ação e o pensamento. O labor corresponde a uma das condições da nossa existência na Terra: a vida. Para cuidar da nossa vida, precisamos satisfazer nossas necessidades, assim como o faz também qualquer outra espécie de seres vivos. Para satisfazer a fome, por exemplo, produzimos alimentos que, em seguida, consumimos. Esse ciclo de produção e consumo, originariamente ligado aos processos biológicos, na modernidade, extrapola cada vez mais a satisfação das necessidades meramente biológicas e se estende a outras. Não consumimos apenas alimentos, mas estilos de vida, produtos “culturais”, emoções, imagens. Contudo, embora o processo de produção e consumo seja cada vez mais exacerbado, a lógica que lhe é inerente continua sendo a mesma: a satisfação das necessidades sejam essas biológicas ou não.

O trabalho, por sua vez, está relacionado à mundanidade do ser humano, isto é, à necessidade de construir um espaço duradouro no meio de uma natureza onde tudo aparece e desaparece constantemente. Assim, o ser humano fabrica artefatos, objetos de uso e espaços que não se destinam ao consumo imediato, mas que lhe possam ser úteis e que lhe garantem uma estabilidade para ter um lar que ele não possui por natureza. A ação é a atividade mais especificamente humana. O que nos impele a agir é a condição da pluralidade dos seres humanos. A ação diz respeito à convivência entre seres humanos, que são singulares, mas não vivem no singular e sim no plural, ou seja, com outros. Essa é a característica fundamental da existência humana.

A pluralidade possibilita aos seres humanos constituírem um âmbito de ação no qual cada um pode se revelar em atos e palavras, o que não faria sentido de modo isolado, mas ganha sua relevância numa esfera que se estabelece entre as pessoas. É com suas ações que as pessoas constantemente criam e recriam o “espaço-entre” e, assim, estabelecem um mundo comum. A comunicação é fundamental para que possamos estabelecer algo compartilhado por todos. É por meio dela que a subjetividade de nossas percepções adquire uma objetividade. Assim, a existência de uma diversidade de pontos de vista é constitutiva para o mundo comum, que partilhamos com nossos contemporâneos, mas também com aqueles que nos anteciparam e com os que darão continuidade à nossa ação depois de nós.

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação e liberdade em Hannah Arendt. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n.3, p. 465-479, set./ dez. 2008. [Adaptado]
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o seu contexto (texto ).
( ) O texto disserta sobre a perspectiva de mundo de Hannah Arendt, que é visto como uma construção ao invés de uma realidade pronta e estática.
( ) O texto apresenta, a partir da perspectiva de um narrador, uma sequência de acontecimentos localizados espacial e cronologicamente.
( ) O consumo de bens e de lazer corresponde à atividade mais notadamente humana.
( ) A atividade humana compreende tanto as necessidades humanas, como a mundanidade do ser humano.
( ) Enquanto a produção e o consumo se referem ao preenchimento das necessidades humanas, o trabalho se vincula à durabilidade das coisas no mundo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Interpretação de texto. A questão requer análise atenta do texto para identificar, com precisão, as ideias do autor, distinguindo fatos, opiniões e conceitos específicos apresentados e descartando generalizações ou leituras apressadas.

Alternativa correta: C) V • F • F • V • V

Justificativa da alternativa correta:

A primeira afirmativa é verdadeira porque o texto, claramente, disserta sobre a visão de Hannah Arendt, destacando que o mundo é fruto de construção humana, com trabalho e ação – não algo pronto e estático. Esse entendimento está explícito já no título e nas primeiras linhas.

A segunda é falsa por tratar o texto como uma narração de fatos com tempo e espaço definidos, quando se trata de uma exposição teórica, sem relato de sequência factual.

A terceira também é falsa: o texto esclarece que a atividade mais especificamente humana é a ação, não o consumo de bens, que Arendt associa ao “labor”.

A quarta está correta ao demonstrar compreensão de que as atividades humanas abrangem tanto as necessidades vitais (labor) quanto a construção do mundo (trabalho) – ideia presente no segundo e terceiro parágrafos.

A quinta é verdadeira: “produção e consumo” referem-se à satisfação das necessidades humanas, ao passo que o “trabalho” está vinculado à criação e manutenção de elementos duradouros no mundo.

Análise das alternativas incorretas:

- A e B: Assinalam verdadeiro na segunda ou terceira afirmativa, que interpretam erroneamente a natureza dissertativa do texto e o real destaque da ação humana.

- D: Marca como correta a terceira, contrariando o texto; além disso, assinala como falsas as ideias corretas sobre trabalho e durabilidade.

- E: Segue o mesmo erro das anteriores ao inverter a compreensão das atividades distinguíveis por Arendt.

Dicas para o concurso:

Leia atentamente cada afirmativa e retome o trecho do texto relacionado; desconfie de afirmativas que tragam informações não mencionadas ou que alterem a essência do texto, mesmo que de modo sutil – são exemplos de “pegadinhas” comuns. A norma-padrão, como bem observa Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), exige precisão semântica em provas de interpretação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

(V) O texto disserta sobre a perspectiva de mundo de Hannah Arendt, que é visto como uma construção ao invés de uma realidade pronta e estática → correto, Hannah Arendt enxerga o mundo como algo que vem sido constituído progressivamente, possuindo uma realidade sempre mutável, moldando-se de acordo com as necessidades dos seres humanos.

(F) O texto apresenta, a partir da perspectiva de um narrador, uma sequência de acontecimentos localizados espacial e cronologicamente → incorreto, não temos ideias locativas e nem cronológicas.

(F) O consumo de bens e de lazer corresponde à atividade mais notadamente humana → incorreto, a ação é a atividade mais especificamente humana. 

(V) A atividade humana compreende tanto as necessidades humanas, como a mundanidade do ser humano → correto, estando o trabalho ligado à mundanidade humana.

(V) Enquanto a produção e o consumo se referem ao preenchimento das necessidades humanas, o trabalho se vincula à durabilidade das coisas no mundo → correto, [...] para satisfazer a fome, por exemplo, produzimos alimentos que, em seguida, consumimos. Esse ciclo de produção e consumo, originariamente ligado aos processos biológicos, na modernidade, extrapola cada vez mais a satisfação das necessidades meramente biológicas e se estende a outras [...] O trabalho, por sua vez, está relacionado à mundanidade do ser humano, isto é, à necessidade de construir um espaço duradouro no meio de uma natureza onde tudo aparece e desaparece constantemente. 

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Eu não consigo considerar como correta a primeira.

"realidade sempre mutável, moldando-se de acordo com as necessidades dos seres humanos."

Ora, se é mutável não é estática

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo