Leia o texto 'Auditoria' e, em seguida, analise as afirmati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1946794 Auditoria
Texto para a questão

Auditoria

Steinbach, Adenir. 2010. IFSC. Disponível em: https://bit.ly/3cuBeUj. Com adaptações.


O termo “auditoria” compreende atividades de análise, de exame e de estudo; ouvindo e consultando partes interessadas, documentos e processos. Quem exerce essa atividade é conhecido como auditor, palavra de origem latina, “audire”, que significa aquele que ouve, ouvidor. Dá para perceber que se trata de uma atividade de assessoria e consultoria, logo, um estudo, uma forma de avaliar. Como é uma técnica, tem uma habilidade específica ou, ainda, uma sistemática de procedimentos. Quando essa atividade é desenvolvida na Administração Pública, podemos chamá-la de auditoria pública ou governamental. 

Na auditoria pública, o objetivo é avaliar a gestão pública que envolve o gerenciamento e aplicação dos recursos públicos. Assim, podemos conceber na auditoria pública uma ação fiscalizadora, em que se apontam irregularidades, truques e fraudes; uma ação de gestão, em que se analisam a produção, a produtividade e avaliam-se os resultados alcançados e uma ação operacional de resultados, em que se estudam e analisam as transações sob a ótica da economicidade, da eficiência e da eficácia. 
Leia o texto 'Auditoria' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Em geral, uma auditoria se trata de uma atividade de assessoria e consultoria, ou seja, um estudo alheio às necessidades e ao dia a dia de uma entidade pública, como se pode compreender à luz das informações do texto.
II. O objetivo da auditoria pública é avaliar o gerenciamento e a aplicação dos recursos públicos para, em seguida, redistribuir o déficit da instituição entre os seus colaboradores concursados, de acordo com as informações apresentadas pelo texto.
III. Ao apontar irregularidades, truques e fraudes, a auditoria pública assume uma ação fiscalizadora, como pode ser percebido no texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas