O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TRF-3 e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões de Concursos

Q921489 Banco de Dados
Uma instituição de ensino superior necessita de dados para controlar a apresentação de trabalhos de conclusão de seus alunos. O sistema deve controlar cada aluno, realizando trabalho de conclusão e seu respectivo professor orientador. Quando o trabalho for finalizado, deseja-se controlar o agendamento da apresentação do trabalho deste aluno perante uma banca. A banca é sempre presidida pelo professor orientador, e composta por 3 outros professores julgadores. O sistema necessita controlar: – os dados dos alunos e o vínculo de orientação com professores da instituição; – os dados das apresentações dos trabalhos dos alunos, incluindo a formação da respectiva banca por professores da instituição e a nota atribuída ao aluno.
Utilizando o modelo Entidade-Relacionamento (ER), o analista modelou conceitualmente uma base de dados que atende esses requisitos informacionais. Essa base está representada na imagem abaixo, conforme a notação gráfica adotada em Heuser (2009), a qual é baseada na proposta de Peter Chen. Considere que as entidades, seus atributos e identificadores, bem como as cardinalidades dos relacionamentos capturam as restrições do domínio.


A partir da modelagem representada acima, assinale a alternativa que apresenta um ou mais relacionamentos dispensáveis, cuja eliminação não acarretaria prejuízo para os requisitos informacionais a serem atendidos pelo banco de dados.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!