A escolha do tipo de terapia fonoaudiológica para afasia é...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D
Tema central da questão: A questão aborda a terapia fonológica na afasia, um tema essencial para concursos em Fonoaudiologia. Afasia é um distúrbio adquirido de linguagem causado por lesão cerebral, afetando a expressão e/ou compreensão da fala, da leitura e da escrita. O tratamento fonoaudiológico busca, entre outras estratégias, restabelecer as funções linguísticas afetadas, e para isso existem abordagens específicas como a fonológica, semântica e pragmática.
Resumo teórico: A terapia fonológica trabalha especificamente os aspectos dos sons da fala (fonemas), suas representações mentais e as formas de organizá-los em palavras. Segundo diretrizes e manuais, como o “Manual de Fonoaudiologia” (Ferreira et al.), os objetivos dessa abordagem são estimular a percepção, discriminação, produção e associação dos fonemas com suas formas lexicais, favorecendo as conexões entre a forma sonora e o significado das palavras (sistema semântico-lexical).
Justificativa da alternativa correta (D): A alternativa D está correta porque enfatiza exatamente o objetivo da terapia fonológica: trabalhar as representações no nível da palavra e as conexões entre o sistema semântico e a forma da palavra. Isso significa que o trabalho não é apenas sobre os sons de forma isolada, mas também sobre como o paciente acessa e recupera as palavras a partir do seu significado, reforçando as rotas semânticas e lexicais.
Análise das alternativas incorretas:
A) Incorreta. Praticar desvios fonológicos e fortalecer musculatura facial remete mais à terapia motora ou articulatória. A terapia fonológica foca em processamento de sons, não em musculatura.
B) Incorreta. Leitura de trava-línguas estimula articulação e fluência, porém não trabalha especificamente a representação fonológica ou a relação semântica-forma da palavra.
C) Incorreta. O uso de gestos, desenhos e escrita é recurso característico de abordagens multimodais, utilizado para afasias severas, não sendo o foco da terapia fonológica.
E) Incorreta. Autocorreção de pontos falhos está ligada a estratégias metacognitivas e de monitoramento discursivo, não ao trabalho fonológico propriamente dito.
Estratégias para acertar questões desse tipo: Identifique no enunciado o tipo de terapia e relacione sempre o conceito central da abordagem (no caso, fonológica) com os objetivos descritos nas alternativas. Atenção a detalhes que desviam o foco para aspectos motores, semânticos puros ou estratégias compensatórias!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo