Assim como a ação motora é o elemento fim do ato da vontade...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3613203 Psicologia
Assim como a ação motora é o elemento fim do ato da vontade, as alterações da psicomotricidade repetidamente são a expressão derradeira de disfunções da volição. São tipos de alterações patológicas da psicomotricidade: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C – Estupor e maneirismo.

1. Tema central da questão:

A questão aborda as alterações patológicas da psicomotricidade, um tema importante em Psicopatologia. A psicomotricidade refere-se à relação entre os processos mentais e a execução de movimentos corporais. Quando há disfunções psíquicas, frequentemente observamos manifestações motoras anormais, que podem ser sinais importantes para diagnóstico clínico.

2. Resumo teórico:

As alterações psicomotoras aparecem como lentificação, agitação, estereotipias, maneirismos, catatonia, entre outras. Elas indicam possíveis transtornos neurológicos ou psiquiátricos e são frequentemente observadas em quadros como esquizofrenia, transtornos afetivos e delirium. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e autores clássicos como Kaplan & Sadock, exemplos comuns incluem:

  • Estupor: Redução marcada da atividade psicomotora, podendo chegar à imobilidade completa.
  • Maneirismo: Movimentos ou posturas repetitivas e incomuns, sem função objetiva clara.
  • Catatonia: Síndrome psicomotora variada, incluindo desde estupor a excitação motora.

3. Justificativa da alternativa correta:

Estupor e maneirismo são alterações psicomotoras clássicas documentadas na literatura psiquiátrica, sendo manifestações observáveis em quadros psicóticos e neurológicos. Conhecê-las é essencial para identificar sintomas psicopatológicos e diferenciá-los de alterações cognitivas ou sensoperceptivas.

4. Comentário sobre as alternativas incorretas:

  • A) Catatonia e catatimia: Catatimia refere-se a uma deformação emocional do pensamento, não é alteração psicomotora.
  • B) Delirium e alexia: Ambos são alterações cognitivas ou sensoperceptivas, não psicomotoras.
  • D) Catatonia e egosintonia: Egosintonia diz respeito à aceitação interna de um sintoma, sem relação direta com psicomotricidade.
  • E) Catatonia e afasia de Broca: Afasia de Broca é um distúrbio da linguagem, não da motricidade global.

5. Estratégia para interpretação:

Procure sempre identificar a palavra-chave do enunciado: aqui, “psicomotricidade”. Elimine alternativas que remetam a alterações cognitivas, afetivas ou de linguagem. Termos técnicos conhecidos garantem maior segurança na resposta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo