A trajetória da Educação Física no Brasil é
profundamente influenciada pelos contextos políticos de
cada época. Durante o período do Estado Novo e,
posteriormente, intensificando-se durante o Regime
Militar (pós-1964), a Educação Física foi alinhada aos
interesses de segurança nacional e controle social. Essa
fase, conhecida como Militarista, utilizou o corpo como
um instrumento para a formação de um cidadão
obediente, forte e disciplinado, capaz de defender a
pátria e contribuir para a ordem social vigente. Qual era o
principal objetivo pedagógico da Educação Física sob a
influência Militarista?