Sobre pacientes vítimas de queimaduras, analise as afirmativ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2636707 Medicina

Sobre pacientes vítimas de queimaduras, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O cálculo de reposição volêmica em pacientes vítima de queimadura segundo o atls é 2 x peso (kg) x superfície corpórea (%).

( ) A ressuscitação volêmica deve ser realizada nas primeiras 24h sendo metade nas primeiras 06 horas.

( ) A reposição volêmica deve ser realizada preferencialmente com colóides.

( ) A oferta de carboidratos em crianças leva a um aumento do catabolismo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: O manejo de vítimas de queimaduras envolve reposição volêmica cuidadosa, escolha adequada de fluidos e estratégias nutricionais específicas. Essa temática é fundamental na atuação do médico-traumatologista para evitar complicações como choque hipovolêmico e agravar o catabolismo, especialmente em crianças.

Análise das afirmativas e fundamentação do gabarito (Alternativa A: V - F - F - F):

1) “O cálculo de reposição volêmica em pacientes vítimas de queimadura segundo o ATLS é 2 x peso (kg) x superfície corpórea (%).”
Verdadeiro. Essa fórmula é reconhecida como “Fórmula de Parkland”, preconizada pelo ATLS e por diretrizes internacionais (como SBQ e UpToDate): “Administrar 2 ml de Ringer Lactato por kg de peso corporal por % da superfície corporal queimada (SCQ) nas primeiras 24 horas.” Exemplo clínico: um paciente de 70 kg com 30% SCQ queimados: 2 x 70 x 30 = 4.200 ml.

2) “A ressuscitação volêmica deve ser realizada nas primeiras 24h sendo metade nas primeiras 06 horas.”
Falso. O correto (ATLS 11ª edição) é administrar metade do volume nas primeiras 8 horas e o restante nas próximas 16 horas. Essa diferença de tempo é frequente em pegadinhas. Atenção ao prazo correto!

3) “A reposição volêmica deve ser realizada preferencialmente com colóides.”
Falso. As diretrizes recomendam soluções cristaloides (preferencialmente Ringer Lactato), evitando colóides devido ao risco de agravamento da hipovolemia e possíveis complicações renais. Cite a diretriz: “A solução de escolha é o Ringer Lactato conforme ATLS.” (SBQ, ATLS, UpToDate)

4) “A oferta de carboidratos em crianças leva a um aumento do catabolismo.”
Falso. Na verdade, a presença de carboidratos reduz o catabolismo protéico, favorecendo cicatrização e recuperação nutricional. Segundo UpToDate: a nutrição enteral precoce com carboidratos é protetora contra o catabolismo exacerbado.

Resumo para provas: Prefira cristaloides, memorize o tempo exato da fórmula e lembre: carboidratos são protetores em queimados pediátricos. Cuidado com pegadinhas que trocam tempos ou nomes dos tipos de fluidos!

Fontes utilizadas: Advanced Trauma Life Support (ATLS 11ª edição); Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), UpToDate.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo