Na Educação Infantil a prática da Documentação Pedagógica d...
I. A documentação sistemática permite que cada professor se torne um produtor de pesquisas, isto é, alguém que gera novas ideias sobre o currículo e sobre a aprendizagem, em vez de ser meramente um consumidor da certeza e da tradição (Gandini; Goldhaber 2002 apud MARQUES; ALMEIDA, 2011, p.414).
II. A documentação emerge como instrumento de pesquisa para o professor, favorecendo o conhecimento dos percursos de aprendizagem da criança, permitindo ao adulto aproximar-se de sua lógica e, por fim, evidenciando a imagem de uma criança “competente”. (Malaguzzi 1999 apud MARQUES; ALMEIDA, 2011, p. 415).
III. Podemos conceituar a documentação pedagógica como a memória do trabalho pedagógico realizado; e para tal, faz-se necessário a coleta de registros e a seleção e organização destes, durante todo o processo.
IV. A documentação pedagógica refere-se à produção de memória durante todo o processo de desenvolvimento das crianças, dos educadores e das instituições educativas em seus projetos educacionais.
A alternativa correta é: