Segundo a pesquisadora Tamara de Souza Campos (2019), o lon...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: DPE-MT Prova: IBFC - 2022 - DPE-MT - Analista - Jornalista |
Q1972563 Jornalismo

Segundo a pesquisadora Tamara de Souza Campos (2019), o longform é um formato de produção de conteúdo jornalístico para a internet, “que envolve uma extensão de texto e profundidade tanto na apuração quanto na fruição do leitor, se diferenciando da narrativa padrão do online, com fotos, vídeos, infográficos, animações e jogos. (...) É importante lembrarmos que há semelhanças entre o longform, o qual pressupõe um tempo diferenciado na apuração e produção do produto jornalístico, e a ideia da grande reportagem, típica do impresso, mas presente em outras mídias. A preocupação em elaborar materiais jornalísticos diferenciados em termos de qualidade de informação e atrativo estético acompanha o jornalismo há décadas. A novidade do longform é trazer esse nível de profundidade para o ambiente digital, marcado por textos curtos e fragmentados.” Com base nessa definição, analise as afirmativas abaixo.


I. A contextualização é algo inerente à própria reportagem e acaba se fazendo presente nos longforms, que não ficam presos à imediaticidade do singular típico do recorte noticioso.

II. Segundo definições recorrentes, o longform compreende matérias com mais de quatro mil palavras. Pode estar reunido em um único template, com várias abas, ou seriado, publicado aos poucos, nos moldes de uma grande reportagem.

III. O longform pressupõe, no mínimo, o uso de texto, fotos e outros recursos multimídia, como slideshow, games, vídeos, áudios, entre outros. Também são comuns recursos técnicos sofisticados, como efeito cortina e design responsivo.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas