🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

As Tendências Progressistas, também chamadas de Teorias Crí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2405287 Pedagogia
As Tendências Progressistas, também chamadas de Teorias Críticas da Educação, têm em comum o fato de buscarem um outro modelo de sociedade, pautado na igualdade de direitos e oportunidades, na cooperação e na justiça social. Dividem-se em 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resposta correta para a questão é a alternativa C - Libertadora, Libertária e Crítico-Social dos Conteúdos. Esta alternativa refere-se às tendências progressistas de educação, que são perspectivas pedagógicas que objetivam a transformação social, questionando as estruturas vigentes e buscando práticas que conduzam à igualdade, emancipação e justiça social.

As tendências progressistas podem ser compreendidas através de três correntes principais:

  • Libertadora: Associada principalmente a Paulo Freire, esta tendência enfatiza a conscientização e a libertação dos indivíduos. A educação é vista como um ato político que deve promover a transformação social e a superação das opressões.
  • Libertária: Esta corrente tem como foco a autonomia e a autogestão dos educandos e das instituições educacionais. É uma proposta que busca romper com estruturas hierárquicas e autoritárias, fomentando a liberdade e a participação ativa dos estudantes no processo educativo.
  • Crítico-Social dos Conteúdos: Também conhecida como “Pedagogia Histórico-Crítica”, defende que o currículo deve ser relevante socialmente e que a escola tem um papel na formação de cidadãos críticos, sendo necessário um trabalho pedagógico que relacione os conteúdos à realidade social dos alunos.

É importante ressaltar que cada uma destas correntes possui metodologias e estratégias próprias, mas todas compartilham o compromisso com a promoção de uma educação que atue como instrumento de mudança social. A alternativa correta destaca essas principais categorias das Tendências Progressistas, diferenciando-as de outras que não compartilham do mesmo foco crítico e transformador.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As tendências pedagógicas são referências norteadoras da prática educativa. Os professores Saviani e Libâneo nos mostram que as principais tendências pedagógicas se dividem em duas linhas de pensamento pedagógico, sendo elas liberal e progressista

Tendência Pedagógica Liberal

Na pedagogia liberal, o indivíduo deve se adaptar às normas e valores da sociedade de classe.

Tradicional

Surgiu no Brasil com os Jesuítas em 1549 e ficou em evidência até meados do início do século XX. Vale ressaltar que nesse caso o nome “liberal” não é sinônimo de democrático, o professor é visto como figura central e o aluno como receptor do conhecimento.

Liberal renovada progressivista

Surgiu no Brasil por volta dos anos 20 e 30.  é um dos principais representantes dessa tendência, para ele o ensino deveria ser pela ação e não pela instrução.

Liberal renovada não-diretiva

Inspirada em Carl Rogers, que trouxe a psicologia para dentro do processo educativo.

Há uma maior preocupação com o aluno, não só no que diz respeito com o desenvolvimento da personalidade, mas também com o autoconhecimento e realização pessoal. O professor conduz o estudante no processo de aprendizagem com o mínimo de interferência possível.

Tecnicista

A escola se preocupa em produzir pessoas competentes para o mercado de trabalho. Os conteúdos objetivos ganham destaque e sua metodologia é baseada nas teorias comportamentalistas.

Tendência Pedagógica Progressista

Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

Progressista libertadora

Essa tendência é resultante dos movimentos de educação popular, ocorridos entre o final da década de 70 e começo de 80, que se confrontavam com o autoritarismo e a dominação social e política. O educador Paulo Freire é um grande representante dessa tendência.

Progressista libertária

Teve como fundamento principal realizar modificações institucionais. Ela defende e estimula a participação em grupos e movimentos sociais e suas ideias surgem a partir da abertura democrática. 

Progressista crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica

Defende que a função social e política da escola deve ser assegurar, através do trabalho com conhecimentos sistematizado, a inserção nas escolas das classes populares garantindo as condições para uma efetiva participação nas lutas sociais.

PROGRESSISTA LIBERTADORA

·      Paulo Freire

·      Pedagogia do Oprimido.

 

PROGRESSISTA LIBERTÁRIA

·      Foi desenvolvida pelo movimento Anarquista.

·      Caracterizada por ser contra o autoritarismo.

·      A favor da autogestão dos alunos.

 

CRITÍCA – SOCIAL DOS CONTEÚDOS

·      José Carlos Libâneo.

·      Contraposição a tendências não críticas.

·      Considera o estudante dentro da sua realidade.

·      Propõe retomar a importância dos conteúdos disciplinares para que o aluno possa compreender melhor a sua realidade.

Pedagogia crítico-social dos conteúdos propõe que os conteúdos e a realidade social sejam trabalhados pelo professor de sala de aula conjuntamente

Libertadora, Libertária e Crítico-Social dos Conteúdos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo