Menina, 3 anos e 6 meses, apresentou movimentos de pernas e...
O diagnóstico e a conduta indicada são respectivamente:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O caso segue o algoritmo do estado de mal epilético convulsivo: crise com mais de 5 minutos ou recorrente sem recuperação da consciência deve ser tratada como estado de mal, e a persistência após benzodiazepínico inicial e sua repetição indica antiepiléptico IV de segunda linha. Como a criança permaneceu com movimentos tônico-clônicos após midazolam intranasal e depois IV, trata-se de estado de mal epilético estabelecido, com indicação de fenitoína IV.
- Se a crise dura mais de 5 minutos ou recorre sem recuperação da consciência, pense em estado de mal epiléptico convulsivo.
- Após benzodiazepínico inicial e repetição sem cessação da crise, o próximo passo é antiepiléptico IV de segunda linha.
- Reserve o rótulo de refratário para quando também falhar uma droga de segunda linha adequadamente administrada.
- Antecedente de convulsão febril não muda a sequência da conduta aguda quando a questão cobra classificação e tratamento do estado convulsivo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo