Considerando esse quadro clínico hipotético, julgue o próxim...
Considerando esse quadro clínico hipotético, julgue o próximo item.
Recomenda-se, como primeira medida diagnóstica, a solicitação da relação aldosterona-renina.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão apresentada descreve um caso clínico de uma mulher de 42 anos com sintomas e achados sugestivos de acromegalia. A acromegalia é uma condição geralmente causada por um adenoma hipofisário produtor de hormônio do crescimento (GH), levando ao aumento dos níveis de IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1).
Os sintomas descritos, como cefaleia occipital, ganho de peso, oligomenorreia, sudorese excessiva, bem como alterações físicas como aumento do tamanho dos pés e das mãos (dificuldade de calçar sapatos e colocar anéis), são característicos dessa condição. Além disso, o aumento discreto do volume dos lábios e da língua são sinais adicionais que suportam este diagnóstico.
A relação aldosterona-renina, mencionada na questão, é utilizada principalmente para a investigação de hiperaldosteronismo primário, uma condição que leva à hipertensão devido ao excesso de aldosterona. No entanto, no contexto clínico apresentado, não há sinais que sugiram a presença de hiperaldosteronismo, como hipocalemia ou alcalose metabólica, e sim um quadro sugestivo de acromegalia.
Portanto, a primeira medida diagnóstica mais indicada neste caso seria a dosagem de IGF-1, que é o teste de triagem inicial para acromegalia. Valores elevados de IGF-1, associados aos achados clínicos, podem confirmar o diagnóstico.
Além disso, a paciente apresenta comorbidades como dislipidemia e síndrome do túnel do carpo, que também podem se associar a acromegalia. Isso reforça a necessidade de direcionar a investigação diagnóstica para essa condição.
Por esses motivos, a alternativa correta é E - errado, pois a relação aldosterona-renina não é a investigação inicial apropriada neste contexto clínico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Caso em tela:
- Hipertensão
- Dificuldade em calçar os sapatos, dificuldade em colocar anel
- Sindrome Túnel do Carpo
- Aumento volume lábios e língua
Pensar em ACROMEGALIA.
Relação Aldosterona por Atividade Plasmática de Renina - Hiperaldo primário
GAB: ERRADO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo