O movimento romântico nas artes teve início com Jean
Jacques Rousseau, que reagiu contra os aspectos formais
e intelectuais da tradição clássica e buscou o retorno ao simples
e natural, com maior ênfase nos sentimentos e instinto humanos do
que em seu intelecto. Na música, o Romantismo foi marcado pela
ênfase na subjetividade, no emocionalismo e no nacionalismo
e pelo desenvolvimento da música programática, com títulos
descritivos. Com o início da era Romântica na década de 1820,
os ideais de elegância deram lugar à grandiosidade, as estruturas
convencionais cederam espaço a formas mais livres e a
individualidade de expressão determinou o tratamento musical e do
texto, quando era o caso.
Dennis Shrock. Choral Repertoire. Oxford University Press, 2009, p. 407 e
Schirmer. Something to sing about. Level 3, p. 19, tradução (com adaptações).
Tendo como referência esse texto, julgue o item subsecutivo.
Apesar da descrição do texto, pode-se dizer que o período
romântico, em sua maior parte, foi caracterizado de fato por
dois princípios estéticos diferentes: um progressivo
e inventivo, e o outro conservador e voltado para a música
do passado.
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Errou um tema comum da banca? Veja o que mais costuma cair no Raio-X. Ver raio-X
teste
Parabéns! Você acertou!
Essa questão segue o padrão da banca! Veja o que mais costuma cair. Ver raio-X