O termo “Barroco” tem origem portuguesa, significando
uma “pérola de formato irregular”. O termo é emprestado das belas
artes para descrever uma arte que era considerada (pelos padrões
renascentistas) como “anormal, bizarra, exagerada, de mau gosto,
ou grotesca”. A arte desse período, assim como a escultura e a
arquitetura, era considerada como excessivamente decorativa,
dramática, extravagante e emocional. Esses termos podem ser
aplicados de forma geral à música desse período: excessivamente
decorativa por meio da prática da ornamentação; dramática nas
óperas, oratórios e cantatas; extravagante na produção de música
direcionada a exibir o virtuosismo do solista; e emocional na
doutrina dos afetos (representação musical de certas emoções
características).
Schirmer. Something to sing about.Level 3, p. 17, tradução
Considerando o texto apresentado e os vários aspectos a ele
relacionados, julgue o item a seguir.
Quase todos os compositores importantes do barroco francês
trabalharam na corte do rei Louis XIV, dedicando-se, por
determinação do rei, exclusivamente à composição de motetos
no âmbito sacro, e não de missas.