Moscou – Manifestantes de esquerda, liberais e nacionalistas...
(http://oglobo.globo.com/mundo/manifestacao- mobiliza11-mil-na-russia-6108050#ixzz26aDxPlvA)
Três integrantes da banda russa Pussy Riot foram sentenciadas em agosto de 2012 a dois anos de prisão. Desde a prisão das integrantes da banda, manifestações pedindo sua libertação se espalharam por diversos países, sob a bandeira da liberdade de expressão.
As integrantes da banda foram condenadas por
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - vandalismo motivado por ódio religioso.
A questão aborda um caso famoso ocorrido em 2012, envolvendo o grupo de punk rock feminista russo Pussy Riot. As integrantes foram presas após uma performance dentro de uma catedral em Moscou, que foi interpretada como um ato de protesto contra a igreja ortodoxa e suas ligações com o governo russo.
Este evento gerou uma ampla discussão sobre a liberdade de expressão na Rússia e no mundo. A performance foi vista por muitos como um protesto legítimo, mas as autoridades russas a consideraram como um ato de vandalismo motivado por ódio religioso, justificando a condenação das artistas.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa E é a correta porque as integrantes foram acusadas e condenadas por "vandalismo motivado por ódio religioso", conforme a legislação russa. Esse foi o argumento central durante o julgamento que chamou a atenção internacional, trazendo à tona questões de direitos humanos e liberdade de expressão.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - destruição de propriedade particular. Esta alternativa está incorreta, pois o ato não envolveu destruição de propriedade. A performance do Pussy Riot foi um protesto simbólico, sem danos materiais à catedral.
B - incitação à violência. Esta opção está errada, já que a manifestação foi pacífica e não visava incitar violência. O protesto era uma crítica política e religiosa.
C - preconceito racial. Esta alternativa não se aplica, pois o caso não envolveu questões raciais. Foi um ato de protesto político e religioso.
D - desvio de receita de shows. Esta opção está errada, pois não houve qualquer acusação relacionada a questões financeiras ou de desvio de receita.
Estratégia para Interpretação: Ao enfrentar questões de atualidades, é essencial identificar o contexto histórico e as implicações sociais e políticas do evento em questão. Ler atentamente o enunciado e relacionar com o conhecimento de fatos históricos pode ajudar a eliminar as alternativas incorretas e escolher a correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Pussy Riot é um grupo de punk rock feminista russo que encena, em Moscou, performances extemporâneas de provocação política sobre temas como o estatuto das mulheres na Rússia e, mais recentemente, contra a campanha do primeiro-ministro Vladimir Putin para a presidência da Rússia.
Em março de 2012, durante um concerto improvisado e não autorizado na Catedral de Cristo Salvador de Moscou, três mulheres da banda foram presas e acusadas ??de vandalismo motivado por intolerância religiosa1 . Seu julgamento começou no final de julho. Os membros da banda ganharam simpatia, tanto dentro da Rússia como internacionalmente, devido a acusações de tratamento cruel enquanto sob custódia, e um risco de uma possível sentença de prisão de sete anos, mas também foram criticados na Rússia por ofender os sentimentos das pessoas religiosas. Advogados do grupo declararam que as circunstâncias do caso reavivaram a tradição da era soviética do julgamento farsa.
Em 17 de agosto de 2012 as três integrantes FORAM CONDENADAS POR VANDALISMO MOTIVADO POR ÓDIO RELIGIOSO e receberam penas de dois anos de prisão."
Presas desde março, as integrantes da banda punk russa Pussy Riot, Ekaterina Samutsevich, 30 anos, Maria Alekhina, 24 anos, e Nadejda Tolokonnikova, 22 anos, foram condenadas nesta sexta-feira a dois anos de prisão cada uma por “vandalismo, incitado por ódio religioso”. As ativistas foram detidas após protestar contra o presidente Vladimir Putin na catedral moscovita de Cristo Salvador, a igreja ortodoxa mais importante da Rússia. Segundo a Justiça russa, o grupo realizou “um ato criminoso”, mostraram “total falta de respeito” e violaram a ordem em um espaço público
Conforme portal G1:
Uma juíza sentenciou as três integrantes da banda Pussy Riot a dois anos de prisão cada por "vandalismo" motivado por ódio religioso nesta sexta-feira (17) em Moscou na Rússia. As três foram presas, processadas e agora declaradas culpadas porque cantaram uma "oração punk" no altar da catedral de Cristo Salvador em fevereiro, pedindo para que a Virgem Maria "livrasse" a Rússia de Vladimir Putin, o então primeiro-ministro e hoje presidente. Pena deverá ser cumprida na prisão.
http://g1.globo.com/musica/noticia/2012/08/juiz-condena-trio-do-pussy-riot-por-vandalismo-na-russia.html
A banca se pautar na Veja já é um indício de gabarito errado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo