Tendo esse caso clínico como referência inicial, julgue o it...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3258446 Medicina
        Mulher de 48 anos de idade, hipertensa, em uso de losartana 50 mg, duas vezes ao dia, buscou atendimento médico para consulta, com objetivo de prevenção cardiovascular. Referiu estar assintomática e negou histórico de outras doenças. No exame físico, apresentou: pressão arterial de 130 mmHg × 80 mmHg; frequência cardíaca de 72 bpm; IMC de 28 kg/m²; circunferência abdominal igual a 85 cm. Ela apresentou os seguintes resultados de exames laboratoriais recentes: colesterol total = 230 mg/dL; HDL-colesterol = 55 mg/dL; triglicerídeos = 140 mg/dL; glicemia de jejum = 98 mg/dL; creatinina = 0,8 mg/dL. Quanto ao histórico familiar da paciente, sua mãe sofreu um infarto do miocárdio aos 63 anos de idade, mas sobreviveu e está com 70 anos de idade. De acordo com o Escore de Risco Global recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, a paciente foi classificada como de risco intermediário.

Tendo esse caso clínico como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito de avaliação e estratégias para prevenção cardiovascular de doença arterial coronária. 


A dosagem de lipoproteína(a) não deve ser solicitada para complementar o perfil lipídico dessa paciente, visto que seu risco cardiovascular de doença arterial coronária já foi estratificado em intermediário.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: avaliação de risco cardiovascular e o papel da lipoproteína(a) [Lp(a)] como fator agravante de risco em prevenção de doença arterial coronária (DAC).

Resposta correta: E – errado.

Por quê? Em indivíduos de risco intermediário, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda avaliar fatores agravantes de risco para refinar a estratificação e orientar a intensidade do tratamento. A Lp(a) é um desses fatores: sua dosagem é indicada ao menos uma vez na vida, especialmente quando há história familiar de DAC prematura (mulheres < 65 anos), como no caso (mãe com IAM aos 63 anos). Logo, não apenas pode, mas deve ser solicitada para complementar o perfil lipídico.

Como isso muda a conduta? Valores elevados de Lp(a) (≥ 50 mg/dL ou ≥ 125 nmol/L) aumentam o risco residual e podem justificar: 1) intensificar a redução de LDL-C (iniciar/otimizar estatina e considerar ezetimiba); 2) uso de escores adicionais (p.ex., cálcio coronariano) se dúvida persistir; 3) aconselhamento familiar.

Fisiopatologia resumida: A Lp(a) é uma partícula semelhante ao LDL ligada à apolipoproteína(a), com efeitos proaterogênicos e pró-trombóticos (semelhança com plasminogênio), sendo majoritariamente determinada geneticamente e pouco modificável por estilo de vida. Reduções com inibidores de PCSK9 (~20–30%) existem, mas não são indicadas especificamente para Lp(a) na prevenção primária; niacina não é recomendada por falta de benefício em desfechos.

Estratégia de prova: Viu “risco intermediário”? Procure agravantes: Lp(a) elevada, score de cálcio, histórico familiar de DAC prematura, DRC, inflamação crônica, TG ≥ 175 mg/dL, entre outros. Aqui, a história familiar é chave e autoriza medir Lp(a).

Análise das alternativas

C – certo: Incorreta. Afirma que não se deve dosar Lp(a) porque o risco já foi classificado. Contraria as diretrizes, que orientam refinar o risco intermediário com fatores agravantes, incluindo Lp(a), sobretudo com história familiar de DAC prematura.

E – errado: Correta. A assertiva do item é falsa; portanto, a alternativa “E” é a escolha adequada.

Referências essenciais: Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – SBC (2017/2019; atualizações), Diretriz de Prevenção Cardiovascular – SBC (2019/2022); ESC/EAS 2019 Dyslipidaemias; ACC/AHA 2018/2019; UpToDate (Lipoprotein(a) as a cardiovascular risk factor).

Dica final: Mesmo com LDL-C aparentemente “ok”, a presença de Lp(a) elevada pode “mudar a classe” da intervenção, especialmente em risco intermediário.

Gabarito: E – errado

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo