A hiponatremia é o distúrbio hidroeletrolítico, que pode ser...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central — Hiponatremia e osmolaridade: A questão pede o reconhecimento das causas de hiponatremia conforme a osmolaridade plasmática. É essencial lembrar: (hiponatremia hipotônica ≈ osmolaridade plasmática baixa) é a categoria mais comum e está tipicamente vinculada ao excesso de água em relação ao sódio corporal. Reconhecer esse conceito é decisivo para resolver questões similares.
Justificativa da alternativa correta (C – Hiperglicemia): A hiperglicemia gera hiponatremia dilucional porque a elevação da glicose no sangue aumenta a osmolaridade plasmática. Isso promove a saída de água das células para o meio extracelular, diluindo o sódio sérico. Portanto, nesses casos, a hiponatremia ocorre com osmolaridade plasmática aumentada (hiponatremia hipertônica), não reduzida. Segundo o UpToDate: “Na hiperglicemia, o sódio sérico pode estar baixo devido ao efeito da osmolaridade aumentada.”
Análise crítica das alternativas incorretas:
A) Uso de diuréticos tiazídicos:
Os diuréticos tiazídicos promovem a perda renal de sódio, causa clássica de hiponatremia hipotônica, ou seja, ocorre com osmolaridade plasmática baixa. De acordo com o PCDT de HAS do Ministério da Saúde (Seção 10.3.3.3): “Pacientes em uso de diuréticos tiazídicos devem ser monitorados quanto à hiponatremia.”
B) Insuficiência adrenal:
A deficiência de aldosterona leva à perda de sódio e retenção de água, reduzindo a osmolaridade plasmática. Portanto, trata-se de outra causa de hiponatremia hipotônica.
D) Hiperglicemia:
Idêntica à alternativa C e, portanto, também incorreta pelo mesmo critério (osmolaridade aumentada).
Atenção para pegadinhas: Note como a questão se apoia na compreensão do mecanismo fisiopatológico, não só na memorização das causas. Em concursos, palavras como “osmolaridade baixa” são chave para direcionar o raciocínio.
Resumo importante: Causas clássicas de hiponatremia com osmolaridade baixa incluem diuréticos tiazídicos, insuficiência adrenal, SIADH; já hiponatremia com osmolaridade aumentada, como na hiperglicemia, são exceção nesta categoria.
Dica final: sempre observe o contexto clínico, sinais de sobrecarga hídrica ou perda de volume e peça dosagem de osmolaridade ao avaliar hiponatremias!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A hiponatremia pode ser classificada quanto a osmolalidade em:
- HIPONATREMIA HIPEROSMOLAR: hipergliemia.
- HIPONATREMIA ISOSMOLAR: hiperlipidemia e paraproteinemias graves
- HIPONATREMIA HIPOSMOLAR: pode ser classificada em hipervolêmica (ICC, cirrose, síndrome nefrótica), euvolêmica (SIADH, hipotireoidismo, polidispsia piscogênica, potomia de cerveja) e hipovolêmica (diuréticos, nefropatias perdedoras de sal, sindrome cerebral perdedora de sal, perdas de fluido para terceiro esapaço).
Portanto, a hiperglicemia não é causa de hiponatremia hiposmolar! Quem quiser estudar mais, estou disponibilizando meus flashcards gratuitamente nesse link: https://www.brainscape.com/p/4EQ9O-LH-CMXLS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo