A hiponatremia é o distúrbio hidroeletrolítico, que pode ser...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IBFC Órgão: HMDCC
Q1225124 Medicina
A hiponatremia é o distúrbio hidroeletrolítico, que pode ser resultado da deficiência corpórea do sódio, uma diluição por excesso de água, ou uma combinação dos dois fatores. As causas da hiponatremia podem ser divididas de acordo com a osmolaridade, sendo que dentre as principais causas de hiponatremia por osmolaridade plasmática baixa, estão, EXCETO: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central — Hiponatremia e osmolaridade: A questão pede o reconhecimento das causas de hiponatremia conforme a osmolaridade plasmática. É essencial lembrar: (hiponatremia hipotônica ≈ osmolaridade plasmática baixa) é a categoria mais comum e está tipicamente vinculada ao excesso de água em relação ao sódio corporal. Reconhecer esse conceito é decisivo para resolver questões similares.

Justificativa da alternativa correta (C – Hiperglicemia): A hiperglicemia gera hiponatremia dilucional porque a elevação da glicose no sangue aumenta a osmolaridade plasmática. Isso promove a saída de água das células para o meio extracelular, diluindo o sódio sérico. Portanto, nesses casos, a hiponatremia ocorre com osmolaridade plasmática aumentada (hiponatremia hipertônica), não reduzida. Segundo o UpToDate: “Na hiperglicemia, o sódio sérico pode estar baixo devido ao efeito da osmolaridade aumentada.”

Análise crítica das alternativas incorretas:

A) Uso de diuréticos tiazídicos:
Os diuréticos tiazídicos promovem a perda renal de sódio, causa clássica de hiponatremia hipotônica, ou seja, ocorre com osmolaridade plasmática baixa. De acordo com o PCDT de HAS do Ministério da Saúde (Seção 10.3.3.3): “Pacientes em uso de diuréticos tiazídicos devem ser monitorados quanto à hiponatremia.”
B) Insuficiência adrenal:
A deficiência de aldosterona leva à perda de sódio e retenção de água, reduzindo a osmolaridade plasmática. Portanto, trata-se de outra causa de hiponatremia hipotônica.
D) Hiperglicemia:
Idêntica à alternativa C e, portanto, também incorreta pelo mesmo critério (osmolaridade aumentada).

Atenção para pegadinhas: Note como a questão se apoia na compreensão do mecanismo fisiopatológico, não só na memorização das causas. Em concursos, palavras como “osmolaridade baixa” são chave para direcionar o raciocínio.

Resumo importante: Causas clássicas de hiponatremia com osmolaridade baixa incluem diuréticos tiazídicos, insuficiência adrenal, SIADH; já hiponatremia com osmolaridade aumentada, como na hiperglicemia, são exceção nesta categoria.

Dica final: sempre observe o contexto clínico, sinais de sobrecarga hídrica ou perda de volume e peça dosagem de osmolaridade ao avaliar hiponatremias!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A hiponatremia pode ser classificada quanto a osmolalidade em:

  1. HIPONATREMIA HIPEROSMOLAR: hipergliemia.
  2. HIPONATREMIA ISOSMOLAR: hiperlipidemia e paraproteinemias graves
  3. HIPONATREMIA HIPOSMOLAR: pode ser classificada em hipervolêmica (ICC, cirrose, síndrome nefrótica), euvolêmica (SIADH, hipotireoidismo, polidispsia piscogênica, potomia de cerveja) e hipovolêmica (diuréticos, nefropatias perdedoras de sal, sindrome cerebral perdedora de sal, perdas de fluido para terceiro esapaço).

Portanto, a hiperglicemia não é causa de hiponatremia hiposmolar! Quem quiser estudar mais, estou disponibilizando meus flashcards gratuitamente nesse link: https://www.brainscape.com/p/4EQ9O-LH-CMXLS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo