Com base nas informações do texto, assinale a afirmativa cor...
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Vício secreto
Depois de vários assaltos, ela decidiu que estava na hora de mudar de vida. De nada adianta, dizia, andar de carro de luxo e morar em palacete se isso serve apenas para atrair assaltantes. De modo que comprou um automóvel usado, mudou-se para um apartamento menor e até começou a evitar os restaurantes da moda.
Tudo isso resultou em inesperada economia e criou um problema: o que fazer com o dinheiro que ela já não gastava? Aplicar na Bolsa de Valores parecia-lhe uma solução temerária; não poucos tinham perdido muito dinheiro de uma hora para outra – quase como se fosse um assalto. Outras aplicações também não a atraíam. De modo que passou a comprar aquilo de que mais gostava: joias. Sobretudo relógios caros. Multiplicavam-se os Bulgan, os Breitling, os Rolex. Já que o tempo tem de passar, dizia, quero vê-lo passar num relógio de luxo.
E aí veio a questão; onde usar todas essas joias? Na rua, nem pensar. Em festas? Tanta gente desconhecida vai a festas, não seria impossível que ali também houvesse um assaltante, ou pelo menos alguém capaz de ser tentado a um roubo ao ter a visão de um Breitling. Sua paranoia cresceu, e lá pelas tantas desconfiava até de seus familiares. De modo que decidiu: só usa as joias quando está absolutamente só.
Uma vez por semana tranca-se no quarto, abre o cofre, tira as joias e as vai colocando: os colares, os anéis, os braceletes – os relógios, claro, os relógios. E admira-se longamente no espelho, murmurando: que tesouros eu tenho, que tesouros.
O que lhe dá muito prazer. Melhor: lhe dava muito prazer. Porque ultimamente há algo que a incomoda. É o olhar no rosto que vê no espelho. Há uma expressão naquele olhar, uma expressão de sinistra cobiça que não lhe agrada nada, nada.
(SCLIAR, Moacyr. Texto adaptado. Original disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: julho de 2024.)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"[...] quero vê-lo passar num relógio de luxo", "lo" é gerado pela contração de vê + ele , ele refere-se ao tempo. Em termos ténico, é uma elipse, sua função é omitir palavras subentendidas pelo contexto da frase.
Se voltar no texto não tem como errar... Mas errei por esse detalhe.
só = monossílaba tônica
até não é, separação é "a-té", palavra dissílaba e paroxítona
Sobre a letra "D": A vírgula pode ser utilizada para separar termos de mesma função sintática dentro de uma enumeração. No entanto, no trecho “[...] os relógios, claro, os relógios.”, as vírgulas não foram empregadas para esse fim. O uso das vírgulas nesse contexto tem a função de isolar um termo explicativo ou enfático ("claro"), conferindo uma pausa na leitura e destacando a informação.
Gabarito: Letra "A"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo