O século XX foi marcado por uma explosão demográfica global...
Assim, analise as afirmativas a seguir sobre teorias demográficas e estrutura populacional.
I. A Teoria Malthusiana (1798) afirmava que a população crescia em progressão geométrica (PG) enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética (PA), defendendo o controle moral (abstinência) para evitar a fome e a miséria.
II. A Teoria Neomalthusiana, surgida após a Segunda Guerra Mundial, adaptou Malthus, argumentando que o alto crescimento populacional em países subdesenvolvidos era a causa do subdesenvolvimento, defendendo políticas rigorosas de controle de natalidade (anticoncepcionais, esterilização).
III. A Teoria Reformista (ou Marxista) inverte a lógica neomalthusiana, afirmando que o subdesenvolvimento e a má distribuição de renda (e não o excesso de pessoas) são as verdadeiras causas da miséria e da fome; portanto, a solução seria a melhoria das condições socioeconômicas, que levaria naturalmente à redução da natalidade.
Está correto o que se afirma em: