O século XX foi marcado por uma explosão demográfica global...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3894800 Geografia
O século XX foi marcado por uma explosão demográfica global, levando ao surgimento de diversas teorias que buscavam explicar a relação entre o crescimento populacional, a fome e o desenvolvimento econômico. Desde as visões alarmistas de Malthus até as abordagens que veem a população como um fator de desenvolvimento, o debate é central. Atualmente, muitos países, incluindo o Brasil, passam pela fase final da transição demográfica, caracterizada pela redução das taxas de natalidade e mortalidade, resultando em um envelhecimento populacional acelerado e novos desafios para políticas públicas (saúde e previdência).

Assim, analise as afirmativas a seguir sobre teorias demográficas e estrutura populacional.

I. A Teoria Malthusiana (1798) afirmava que a população crescia em progressão geométrica (PG) enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética (PA), defendendo o controle moral (abstinência) para evitar a fome e a miséria.
II. A Teoria Neomalthusiana, surgida após a Segunda Guerra Mundial, adaptou Malthus, argumentando que o alto crescimento populacional em países subdesenvolvidos era a causa do subdesenvolvimento, defendendo políticas rigorosas de controle de natalidade (anticoncepcionais, esterilização).
III. A Teoria Reformista (ou Marxista) inverte a lógica neomalthusiana, afirmando que o subdesenvolvimento e a má distribuição de renda (e não o excesso de pessoas) são as verdadeiras causas da miséria e da fome; portanto, a solução seria a melhoria das condições socioeconômicas, que levaria naturalmente à redução da natalidade.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas