🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

“O período dos Pensadores Sociais também chamado por alguns...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1885334 Sociologia
“O período dos Pensadores Sociais também chamado por alguns autores de período pré-científico, corresponde historicamente ao período que se estende das lutas pela Independência das nações latino-americanas até o início do século XX. Durante esse período a elaboração de teoria social tendeu a ser desenvolvida por pensadores e mesmo homens de ação (políticos), sob a influência de ideias filosófico-sociais europeias ou norte-americanas como, por exemplo, o iluminismo francês, o ecletismo de Cousin, o positivismo de Comte, o evolucionismo de Spencer e Haeckel, o social-darwinismo americano de Sumner e Ward e o determinismo biológico de Lombroso”. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. Sob as influências desses autores buscava-se equacionar duas problemáticas centrais – a formação do Estado nacional brasileiro, opondo liberais e autoritários, e a questão da identidade nacional, tendo como núcleo a questão racial opondo os que sustentavam uma visão racista e os inspirados pelo relativismo étnico-cultural.
II. A reconstrução da evolução da Sociologia no Brasil e na América Latina apresentada aqui sucintamente, foi desenvolvida, em detalhe em Liedke Filho (1990). Sobre o pensamento autoritário na Primeira República.
III. Paralelamente ao florescimento dos estudos sobre as tribos indígenas sob a influência destes, iniciaram-se os estudos de Antropologia Física e Cultural tendo por temática principal os negros e as culturas africanas no Brasil, destacando-se autores tais como Batista Lacerda, Nina Rodrigues e Roquette Pinto.
IV. Os estudos sobre as tribos indígenas e os negros no Brasil, ao prepararem o caminho para a posterior institucionalização do ensino e da pesquisa, constituíram o ponto de partida para a evolução da Sociologia propriamente dita.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas