Em uma economia aberta, assinale a alternativa que apresent...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta Correta: Alternativa C
A questão aborda conceitos essenciais em Macroeconomia no contexto de uma economia aberta, onde as trocas comerciais com outros países são fundamentais. O foco está no produto de equilíbrio e na balança comercial, que reflete a diferença entre exportações e importações.
Resumo Teórico: Em uma economia aberta, as variações na demanda, seja interna ou externa, e nas políticas governamentais, podem impactar o nível geral de produção e a balança comercial. O equilíbrio do produto é influenciado pelo nível de demanda agregada (soma do consumo, investimentos, gastos do governo e exportações líquidas). Alterações na demanda externa, como o aumento da demanda por produtos domésticos no exterior, tendem a melhorar a balança comercial, enquanto aumentos da demanda interna podem levar a maiores importações, desaprimorando o saldo comercial.
Vamos analisar as alternativas para entender por que a alternativa C é correta:
C - Em linhas gerais, um aumento da demanda estrangeira pode ser preferida pelos formuladores de políticas econômicas, já que um aumento da demanda doméstica deteriora o saldo da balança comercial.
Esta alternativa está correta. Quando a demanda estrangeira por produtos nacionais aumenta, isso geralmente resulta em um aumento nas exportações, melhorando a balança comercial. Por outro lado, um aumento na demanda interna pode aumentar as importações, piorando o saldo da balança. Assim, políticas que promovem as exportações são frequentemente preferidas para manter o equilíbrio comercial.
Analisando as alternativas incorretas:
A - Um aumento dos gastos do governo em uma economia aberta tem efeito positivo sobre o nível do produto sobre a balança comercial, ou seja, promove superávit comercial.
Essa alternativa está incorreta. Normalmente, um aumento nos gastos do governo eleva a demanda interna, o que pode levar a um aumento das importações, resultando em um deterioramento da balança comercial, não em um superávit.
B - Um aumento da Demanda do resto do mundo em uma economia aberta tem efeito positivo sobre o nível do produto e efeito negativo na balança comercial, ou seja, acarreta um déficit comercial.
Esta alternativa está incorreta. Um aumento da demanda externa eleva as exportações, o que melhora a balança comercial, portanto, não leva a um déficit.
D - A depreciação real da taxa de câmbio acarreta, em longo prazo, a deterioração da balança comercial.
Esta alternativa está incorreta. Geralmente, uma depreciação real da taxa de câmbio torna os produtos nacionais mais competitivos no exterior, melhorando as exportações e, portanto, a balança comercial.
Espero que esta análise tenha ajudado a esclarecer quaisquer dúvidas sobre o tema. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo