Durante um atendimento, paciente de 55 anos relata desconfo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3994875 Odontologia
Durante um atendimento, paciente de 55 anos relata desconforto intermitente no dente 14, tratado endodonticamente há 2 anos. Diz ter percebido aumento gradual da sensibilidade ao mastigar alimentos duros nas últimas semanas.
Ao exame clínico, o dente apresenta restauração apenas na face palatina, discreta dor à percussão vertical e ausência de resposta ao teste de sensibilidade pulpar a frio. O periodonto é saudável e não há mobilidade. A sondagem revela profundidade normal em toda a circunferência.
O exame radiográfico mostra:

• obturação com condensação deficiente na porção média do canal radicular
• presença de instrumento fraturado no terço médio do canal
• lesão periapical circunscrita
• discreta reabsorção apical externa


O paciente relata que o dente nunca apresentou sintomas intensos, e que não deseja tratamento invasivo, a menos que estritamente necessário. Não há comprometimento sistêmico.
Considerando o conjunto de achados clínicos e radiográficos, as possibilidades terapêuticas e as diretrizes de tomada de decisão em Endodontia, assinale a alternativa mais adequada:
Alternativas