Supondo uma situação de redução do déficit orçamentário do ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, precisamos entender o impacto da redução do déficit orçamentário em um modelo macroeconômico, considerando as curvas IS-LM. O tema central envolve os efeitos das políticas fiscais sobre o produto, preços e taxas de juros na economia.
A **curva IS** representa o equilíbrio no mercado de bens, onde a produção total da economia (produto) é igual à demanda agregada. Já a **curva LM** reflete o equilíbrio no mercado monetário, relacionando a taxa de juros com o nível de renda que equilibra oferta e demanda de moeda.
Alternativa Correta: C
A redução do déficit orçamentário implica diminuir os gastos do governo ou aumentar tributos. Como os tributos são inalterados segundo o enunciado, estamos focando na diminuição dos gastos. Esta redução tende a diminuir a demanda agregada, levando o produto a ficar abaixo do seu nível natural. Com a menor demanda, ocorre uma pressão para a redução dos preços, o que pode deslocar a **curva LM para baixo**. A curva LM se desloca para baixo porque a redução nos preços aumenta a oferta real de moeda, diminuindo a taxa de juros de equilíbrio para um dado nível de renda.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A proposição afirma que a curva IS se desloca para a direita com a redução dos gastos do governo, o que está incorreto. Na realidade, a curva IS se desloca para a esquerda devido à redução na demanda agregada, resultado da diminuição dos gastos públicos.
B - A ideia de que a redução do déficit orçamentário leva a um aumento das taxas de juros no longo prazo está equivocada. Na prática, a redução nos gastos pode inicialmente reduzir as taxas de juros devido à menor demanda por investimentos financeiros, como explicado na correção da alternativa C.
D - A afirmação sugere que a redução do déficit orçamentário leva a uma redução do nível de investimento devido ao aumento das taxas de juros. Isso contradiz o efeito esperado de curto prazo descrito anteriormente. No longo prazo, se o déficit reduzido estabiliza a economia, as taxas de juros podem, na verdade, diminuir, o que incentiva os investimentos.
O entendimento das interações entre políticas fiscais e monetárias é crucial para compreender a dinâmica econômica de uma sociedade. Perguntas como essa visam testar sua habilidade de aplicar modelos econômicos teóricos a situações práticas e preditivas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Se o Governo reduz seu gasto ele reduz a renda(Y), se a renda reduz a curva se desloca para esquerda.
B e D)Alternativas falam a mesma coisa, logo não pode haver duas corretas
C)Correta
A - Se o governo reduz seus gastos, então a curva IS se desloca para esquerda e para baixo
B- A redução do déficit orçamentário quer dizer que o governo está aplicando uma política fiscal contracionista (IS para esquerda e para baixo), consequentemente, a taxa de juros cai.
C- GABARITO
D- Se o governo aplica uma politica fiscal contracionista, a taxa de juros cai e, com isso, aumenta o investimento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo