O conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir...
Com base nessa legislação e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - errado
A questão apresentada refere-se à Lei nº 8.080/1990, que estabelece normas básicas para a promoção, proteção e recuperação da saúde no Brasil. Para resolver esta questão, é essencial compreender as definições de termos-chave como vigilância epidemiológica e vigilância sanitária.
Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que fornece informações para a tomada de decisões no controle de doenças, ou seja, foca no monitoramento de ocorrências e tendências de doenças no intuito de prevenir sua disseminação.
Já a vigilância sanitária é o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, intervindo em problemas sanitários relacionados ao meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços que impactam a saúde.
No enunciado, a descrição apresentada corresponde à definição de vigilância sanitária e não de vigilância epidemiológica. Portanto, a afirmação está errada, justificando a alternativa E como correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vigilância Sanitária
Entende-se, por vigilância sanitária, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde."
errado
lei 8080/90 art 6º § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e
II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
§ 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo