Quando acionistas brasileiros recebem dividendos pagos por u...
para o entendimento da mensuração dos grandes agregados
econômicos, julgue os itens a seguir.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é: C - certo
Tema Central: A questão aborda o conceito de Produto Nacional Bruto (PNB), um importante agregado macroeconômico na contabilidade nacional. O PNB mensura a produção total realizada por cidadãos e empresas de um país, independentemente de onde estejam localizados, ao contrário do Produto Interno Bruto (PIB), que considera apenas a produção dentro das fronteiras do país.
Resumo Teórico: O PNB é calculado somando o PIB ao saldo líquido de rendas de fatores recebidas do exterior. Isso inclui, por exemplo, rendimentos de investimentos de residentes do país no exterior, como dividendos, juros e lucros. Portanto, quando acionistas brasileiros recebem dividendos de uma empresa norte-americana, essa quantia entra na conta de rendas recebidas do exterior, aumentando o PNB do Brasil.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa está correta porque o recebimento de dividendos por brasileiros de uma empresa estrangeira é considerado uma renda de fator recebida do exterior. Isso aumenta o PNB, pois o PNB inclui a produção e renda de nacionais, independentemente de onde essa produção e renda ocorram. Este conceito é vital para entender as diferenças entre PIB e PNB, tal como descrito em manuais de macroeconomia e contabilidade nacional, como o "Manual do Sistema de Contas Nacionais" da ONU.
Conclusão: Assim, afirmar que os dividendos recebidos aumentam o PNB é correto, pois esses dividendos são uma adição às rendas que o país recebe do exterior.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Por isso que países desenvolvidos tem o PNB geralmente maior que o PIB, porque recebem a grana ds multinacionais e por aí vai.
Os dividendos são um tipo de remuneração de fator de produção. Logo, são considerados “renda”. Quando uma renda (lucro, juros, dividendos, etc) é enviada ao exterior, temos REE. Quando uma renda é recebida, temos RRE. A diferença entre REE e RRE é igual à RLEE (renda líquida recebida do exterior):
RLEE = REE – RRE
Ao mesmo tempo, a RLEE diferencia os conceitos de PIB e PNB (produto nacional bruto):
PIB = PNB + RLEE
PNB = PIB – RLEE
PNB = PIB – (REE – RRE)
PNB = PIB – REE + RRE
Pelo desenvolvimento algébrico que fizemos do PNB, nota-se que a renda recebida do exterior (um dividendo pago por empresa estrangeira a brasileiros) faz aumentar o PNB. Sendo assim, a assertiva está correta.
Fonte Heber Carvalho
Os dividendos pagos aos acionistas são os juros, logo, de acordo com a equação do PIB sob a ótica de renda = Alugueis + Juros + Lucros + Salários, o recebimento de juros por acionistas brasileiros acarreta o aumento do PIB.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo