Sobre a Administração Pública no Brasil — a partir da evolução histórica das Reformas Administrativas —, pode-se afirmar:
O acesso, por mérito, ao serviço público, através da criação do concurso público, ocorre a partir do Decreto-Lei 200/67 — marco inicial da Administração Gerencial.