“O tecido mais sustentável é o que já existe”. (CARVALHAL, ...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IF Sul - MG Prova: FCM - 2023 - IF Sul - MG - Professor - Moda |
Q2135130 Vestuário, Moda e Estilismo
“O tecido mais sustentável é o que já existe”.
(CARVALHAL, André L. Braga. Moda com Propósito: manifesto pela grande virada. São Paulo: Paralela, 2016).
Essa afirmativa diz respeito a como devemos, antes de escolher um material novo, pensar constantemente em formas de aproveitamento e reaproveitamento de um material já existente. Sobre essas formas, o autor mencionado destaca três fontes. Analise a lista a seguir:
1 - Produtos do fast fashion. 2 - Produtos não vendidos. 3 - Produtos novos. 4 - Produtos pós-consumo. 5 - Sobra de tecidos de produção. 
As três possibilidades de se buscar por materiais já existentes destacadas por Carvalhal (2006) estão representadas em

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Sustentabilidade na moda — aproveitamento e reaproveitamento de materiais já existentes, seguindo as propostas de André Carvalhal.

Segundo Carvalhal, a sustentabilidade na moda destaca três principais fontes de materiais já existentes:

  • Produtos não vendidos (estoque parado, item 2): podem ser reaproveitados, customizados ou vendidos em outras condições, evitando o descarte prematuro.
  • Produtos pós-consumo (roupas já usadas, item 4): são peças descartadas pelo consumidor, coletadas para reciclagem, reforma ou upcycling, prolongando sua vida útil.
  • Sobras de tecidos de produção (retalhos e excedentes, item 5): resíduos resultantes da confecção podem ser reintroduzidos em novos produtos, reduzindo desperdício.

Essas práticas conectam-se diretamente à economia circular, que busca manter produtos e materiais em uso pelo maior tempo possível, e ao conceito de upcycling, transformando resíduos em itens com novo valor.

Justificativa da alternativa correta (D – 2, 4 e 5):

São exatamente os três caminhos apresentados por Carvalhal para reutilização e reaproveitamento de materiais na moda. A chave para resolver essa questão está em reconhecer que a sustentabilidade enfatizada pelo autor exclui produtos novos e práticas como o fast fashion voltadas ao consumo acelerado.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativas com “produtos novos” (3): Erradas, pois o foco é maximizar o uso do que já foi produzido, reduzindo necessidade de recursos naturais e novos insumos.
Alternativa com “produtos do fast fashion” (1): Embora possam ser reaproveitados, fast fashion em si não corresponde ao conceito de REAPROVEITAMENTO e sim à lógica de produção rápida e consumo elevado — contrariando os princípios apresentados.

Estratégia para provas: Atenção a palavras-chave no enunciado (“o tecido mais sustentável é o que já existe”), à diferença entre reaproveitar e adquirir novo, e à lógica das opções apresentadas, evitando confusão por semelhança de termos.

Por fim, autores como Carvalhal e a literatura técnica de sustentabilidade (ex: Manual de Moda Sustentável, Senac) reforçam que a gestão responsável de resíduos está no foco da nova moda.
Gabarito: D (2, 4 e 5)

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo