“Quais eram as características comuns a todas cidades-Estados clássicas? Talvez possamos distinguir
as seguintes como sendo as mais importantes: 1) do ponto de vista formal, a tripartição do governo em
uma ou mais assembleias (sic), um ou mais conselhos, e certo número de magistrados escolhidos –
quase sempre anualmente – entre os homens elegíveis; 2) a participação direta dos cidadãos no
processo político: a noção de cidade-Estado implica a existência de decisões coletivas, votadas depois
de discussão (nos conselhos e/ou nas assembleias), que eram obrigatórias para todas a comunidades, o
que quer dizer que os cidadãos com plenos direitos eram soberanos; 3) a inexistência de uma separação
absoluta entre órgãos de governo e de justiça, e o fato de que a religião e os sacerdócios integravam o
aparelho de Estado”.
Fonte: CARDOSO, Ciro Flamarion S. A cidade-Estado antiga. São Paulo: Ática,1987, p.7
Entre as afirmativas abaixo, qual complementa CORRETAMENTE o fragmento de texto acima?
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Errou um tema comum da banca? Veja o que mais costuma cair no Raio-X. Ver raio-X
teste
Parabéns! Você acertou!
Essa questão segue o padrão da banca! Veja o que mais costuma cair. Ver raio-X